No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Futuro do Acesso deve ser decidido na próxima semana
Publicado em 21/03/2020

Esportes

Foto: Divulgação/FGF

Expectativa é por teleconferência na segunda-feira

As incertezas sobre o futuro do futebol gaúcho ainda pairam. Suspenso por pelos menos 15 dias, as atividades do esporte profissional não devem ser retomadas tão cedo.  Na quinta-feira, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) promoveu uma reunião com representantes do Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul para discutir a situação dos campeonatos. Durante o encontro, houve um indicativo para que a suspensão do campeonato gaúcho seja ampliada para mais 15 dias, somando, assim, 30 dias sem futebol nos gramados do Estado. Porém, essa medida valeria apenas para a série A. A tendência é que o torneio seja cancelado, já que não há mais datas disponíveis para a remarcação dos jogos. Isso porque alguns times disputam outras competições nacionais, inviabilizando o término do campeonato. 

Como isso, não ocorre com os times que disputam a Divisão de Acesso, ainda não há uma decisão sobre o futuro do torneio. Isso deve acontecer na próxima semana, pois a expectativa é que na segunda-feira seja realizada uma teleconferência com os representantes dos clubes para que alguma decisão seja tomada. A FGF fará esse encontro a distância, já que todos os colaboradores adotaram o sistema de home office, como prevenção ao contágio por coronavírus.

Enquanto a definição não sai, surgem vários rumores. Há quem diga que o Acesso será cancelado, já que não há como manter o pagamento dos atletas e demais profissionais sem a realização de jogos, que é por onde os clubes conseguem boa parte da renda com a bilheteria. Esse posicionamento, inclusive, foi defendido por dirigentes de alguns clubes. Outra vertente é que a Copa FGF, ou Copinha como todos chamam, que acontece no segundo semestre, seja cancelada e, no seu lugar, seja disputado o restante do Acesso. Ou ainda a realização das duas competições em paralelo, com jogos no meio e finais de semana.

O fato é que quanto mais a FGF demorar para tomar uma decisão, mais inviável ficará a continuidade dos campeonatos.

Deixe sua opinião