Licença de Instalação será próximo passo
Fosfato Três Estradas: projeto está em fase final para obtenção Licença Prévia
Publicado em 27/07/2019

Geral

Foto: Gustavo Mansur/Especial FS

Reunião com governador e lideranças aconteceu no início da semana

O Projeto Fosfato Três Estradas, executado no 2º distrito de Lavras do Sul, surge no cenário do Sul do Brasil com o objetivo de extrair, beneficiar e comercializar o minério de fosfato para produção de matéria-prima voltada às indústrias de fertilizantes, de corretivo agrícola e nutrição animal, teve novo andamento nesta semana. No início da semana, em uma reunião realizada no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite (PSDB) recebeu representantes e diretores da Águia Fertilizantes S.A e da Águia Resources para conhecer o Projeto Fosfato Três Estradas e manifestou interesse do Estado no empreendimento.
De acordo com Leite, a superação da crise nas finanças do Rio Grande do Sul depende de investimentos no setor privado, por isso o governo deseja estimular projetos como o de mineração de fosfato. O governador ressaltou, entretanto, que é importante estar sempre atento à correta exploração de recursos naturais, mantendo um cuidado constante com o meio ambiente. 
Após assistir um vídeo sobre o empreendimento, Leite se disse satisfeito com os detalhes apresentados. Os secretários de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles, e de Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos, acompanharam a reunião, assim como os deputados Luís Augusto Lara, presidente da Assembleia Legislativa, e Luiz Marenco. De acordo com Lemos, o projeto é prioridade para a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que promete emitir a Licença Prévia (LP) em até 15 dias após receber os estudos complementares de cerca de 17 itens, previamente exigidos pela entidade. 
A empresa está se organizando para responder os novos itens, até a primeira quinzena de agosto. Após, aobtenção da LP, é feito a requisição de alguns passos para a obtenção da Licença de Instalação (LI). 
Ao final do encontro, o diretor técnico da Águia Ferilizantes S.A., Fernando Tallarico, apresentou os representantes da Águia Resources para o governador, que agradeceu a presença do grupo. Estiveram presentes Christiane McGrath, Jonathon  Guinness e David Shearwood, membros do Conselho Administrativo da Aguia Resources.
 

Deixe sua opinião