Folia, mas com responsabilidade
Publicado em 14/02/2015

Editorial

por Felipe Valduga
felipelvalduga@gmail.com

Chegou o feriado mais comemorado e agitado do Brasil. É isso mesmo, é carnaval! Época de muita diversão, ou descanso para quem preferir.
A cultura da folia, queira ou não, já é um patrimônio nacional – mesmo que não tenha se originado aqui, mas se adaptado – que atrai, neste período, os olhares do mundo para a terra do futebol. Quem vê o que aqui acontece, quer participar. Ou ainda dá um jeitinho de comparecer.
É sorriso, é festa, é samba. Mas para interagir neste ambiente é preciso, acima de tudo, responsabilidade. Não é porque o país está em festa que tudo pode. Aliás, os cuidados devem fazer parte da lista de diversão.
Curta, mas não exagere, principalmente na bebida. Lembre-se que o mundo não acaba amanhã. Ele apenas deu uma pausa no seu cotidiano tradicional para você relaxar, ser feliz.
Se for para a folia, pule com alegria. Reúna os amigos, a família, confraternize. Para quem viajar, redobre a atenção. As rodovias estarão lotadas – é a tendência natural – e, por isso, é melhor ir devagar ao acelerar e não chegar ao destino. Aos que ainda aproveitarem para ir ao litoral lembrem que o mar não é piscina e, então, o olhar – principalmente para as crianças – deve ser o mais atento possível.
Mas se você estiver inteirado de suas obrigações, e atendê-las plenamente, se divirta. Até porque carnaval é uma vez por ano. Ou descanse, como quiser. Bom feriado!

Deixe sua opinião