Evento acontece de 30 de janeiro a 2 de fevereiro
Feovelha 2020 é lançada na sede da Farsul
Publicado em 24/01/2020

Rural

Foto: Gabriel Bueno/ Especial FS

Rematão: grande oferta de exemplares no dia 31

Foi lançada na quarta-feira, em Porto Alegre, na sede da Farsul, a 36ª edição da Feira e Festa Estadual da Ovelha, a Feovelha – um dos principais eventos do segmento da ovinocultura do Estado e do país. O evento, que acontece a partir do dia 30 de janeiro, no parque Charrua, terá uma série de atividades, além de julgamentos de raças e remates. Estavam presentes na cerimônia de apresentação  da Feovelha, os diretores da Farsul, José Alcindo de Souza Ávila, Fábio Avancini Rodrigues e Hermes Ribeiro de Souza Filho; o secretário do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Paulo Roberto Alves; o prefeito em exercício de Pinheiro Machado, Jackson Luiz Fagundes Cabral, e o presidente da Câmara de Vereadores do município, Mateus Garcia.

A Farsul, Senar-RS e Casa Rural confirmaram a participação no evento e reforçaram a importância da cultura para a economia do Estado. O diretor administrativo da Farsul, Francisco Schardong, lembrou a evolução dos rebanhos gaúchos não em números, mas em qualidade, com o aprimoramento genético. O superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, enfatizou que parte dos produtores que serão atendidos pela ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) são ovinocultores. Os presentes ressaltaram o bom momento em que vive a ovinocultura no Rio Grande do Sul, com recuperação de mercado.

Em contato, na quarta-feira, com o presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Edson Hélio Souza Farias, ele destacou ao jornal Folha do Sul que os preparativos para a realização da feira estão praticamente encerrados. As inscrições para o Rematão, que seguem até a próxima semana, já contam com cerca de 2,5 mil animais. O Rematão ocorre na sexta-feira, às 14h, é um dos principais leilões de rebanho geral, destacando-se pela grande oferta de animais. “Já para os julgamentos a prêmio, até quarta-feira, estávamos com mais de 300 ovinos. Estamos muito contentes com a procura de criadores gaúchos e de outros estados que buscam nessa praça já tradicional a possibilidade de adquirir animais diferenciados”, afirmou Farias. O produtor rural integra desde a metade do ano passado uma junta que dirige o Sindicato Rural de Pinheiro Machado. Questionado sobre a expectativa de comercialização para esta Feovelha, o dirigente ressaltou a projeção de bons negócios, muito em função dos preços que estão sendo praticados em outras feiras do ciclo de verão. “Acompanhamos eventos como a Agrovino de Bagé e outras feiras do circuito e notamos que os preços que estão sendo praticados estão muito bons. Ou seja, percebe-se um aumento na procura por adquirir ovinos e isso resulta em uma valorização nas vendas”, salientou.

Conforme o presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, os leilões da Feovelha poderão ser acompanhados no Facebook da feira. “Queremos convidar às comunidades da região a visitarem o parque Charrua. A programação da Feovelha é bem diferenciada e diversificada. Além das atividades para os produtores rurais, temos rodeio universitário; shows, incluindo o de Joca Martins, no sábado à noite; praça de alimentação; mostra de agroindústria familiar, com produtores de mais de 10 municípios expondo seus produtos; a primeira exposição municipal de aves, entre outros eventos”, detalhou Farias. A Feovelha terá duração de 30 de janeiro a 2 de fevereiro.

Deixe sua opinião