No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Ex-vice-prefeito de Bagé, Jucelino Rosa dos Santos, morre em Porto Alegre
Publicado em 16/08/2019

Política

Foto: Divulgação/FS

Pedetista tinha 56 anos

Morreu ontem, em PortoAlegre, o ex-vice-prefeito de Bagé, Jucelino Rosa dos Santos. Natural de São Sepé, Santos foi uma figura representativa do PDT na cidade e no Estado. Ele nasceu em 13 de fevereiro de 1963 e teve uma atuação forte no partido desde os anos 80. Conforme o colunista do jornal Folha do Sul, Gladimir Aguzzi, Santos foi presidente da juventude do PDT local, tendo desempenhado papel importante para a indicação da professora Marília Loguércio, como candidata a vice, na chapa que elegeu o médico Luís Alberto Vargas, como prefeito em 1985.

Nessa primeira gestão de Vargas, Santos teve atuação de destaque na organização comunitária na cidade. Em 1988, concorreu a vereador, sem se eleger. Quatro anos depois, foi secretário da Fazenda na segunda gestão de Vargas (1993-1996); foi eleito vereador no pleito de 1996 e em 2001 tornou-se vice-prefeito em chapa encabeçada pelo petista Luiz Fernando Mainardi, onde também atuou como secretário da Saúde. No ano seguinte, tentou uma candidatura à Assembleia Legislativa, mas não obteve a eleição. A partir dessa época, começou a trabalhar como assessor da deputada Juliana Brizola, tendo atuado como chefe de gabinete da parlamentar.  “Ele sempre foi brizolista e sempre foi firme em suas convicções, as defendia de forma muito contundente. Era um homem de esquerda e eu o conhecia desde muito jovem, fez muito por mim. Deve-se destacar que ele foi preponderante  para a municipalização da escola Geteco e para a construção do Centro do Idoso”, afirmou Gladimir Aguzzi, que conviveu por anos com Santos nas fileiras do PDT.

Manifestações

O PDT gaúcho, logo após a confirmação da morte do ex-vice-prefeito, divulgou nota, que ressaltou a atuação do pedetista como chefe de gabinete da deputada Juliana Brizola. A parlamentar, em sua página no Facebook, manifestou sobre o profissional e amigo: "Não tenho palavras pra expressar tamanha dor que estamos sentindo nesse momento. Só tenho a agradecer por todos esses anos de carinho, dedicação e fidelidade".

O prefeito Divaldo Lara manifestou-se por nota de pesar. Ele lamentou profundamente “o falecimento de Jucelino Rosa dos Santos, destacado cidadão que fez história na política bageense”, ressaltou em trecho. O prefeito Divaldo Lara decretou luto oficial, desejando à família, aos amigos e aos bageenses as mais sinceras condolências.

Também foram muitas as manifestações nas redes sociais acerca da morte do ex-vice-prefeito. A vereadora Sonia Leite (PP), por exemplo, publicou que está muito triste com a notícia. O vereador Augusto Lara, do PDT, se referiu ao companheiro de partido como um amigo, e disse: "Nossas risadas, brigas, nossas conjunturas políticas, nossos momentos, não vou esquecer". 

Também por meio das redes sociais, o Partido dos Trabalhadores de Bagé emitiu uma nota de pesar. "Recebemos com profunda tristeza a notícia do falecimento de Jucelino, lutador a favor da democracia e dos direitos dos trabalhadores, militante do PDT, militante das causas populares", começou o texto. "O povo perde uma referência de esquerda e um lutador tenaz por suas convicções, idealista e partidário como devem ser os que fazem a boa politica", acrescentou o partido, ao destacar que o político, "com certeza, fará falta". Vale destacar que jornais da região, como o Tribuna do Pampa, também repercutiram a notícia da morte de Santos.  O velório do corpo do ex-vice-prefeito de Bagé irá acontecer na Câmara de Vereadores de Bagé. Até o fechamento desta edição ainda não havia sido divulgado o horário. O horário de sepultamento também não havia sido comunicado.

Deixe sua opinião