No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Atividade congregou 57 profissionais da área
Evento na Embrapa reúne veterinários especializados em parasitologia
Publicado em 05/12/2012

Rural

Depois de várias décadas atuando de forma isolada, os médicos veterinários especializados em parasitologia que atuam em instituições de ensino e pesquisa voltaram a se reunir para debaterem uma proposta de ação conjunta. A decisão foi tomada em reunião organizada pela Embrapa Pecuária Sul e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio.

O encontro, que reuniu 57 técnicos, foi realizado em Bagé e serviu para que cada um dos participantes pudesse expor o que está sendo feito de concreto na área das doenças parasitárias em suas instituições. “Sentíamos a falta destes momentos de compartilhamento, que ocorriam na forma de congressos, workshops e simpósios estaduais, e resolvemos retomar o diálogo entre os parasitologistas”, explicou o médico veterinário Ivo Kohek Júnior, do Serviço de Doenças Parasitárias do Departamento de Defesa Agropecuária, um dos organizadores do evento.

Ao final da atividade, que também congregou parasitologistas que já estão aposentados, foram montados quatro grupos de trabalho que trabalharão temas referentes à Tristeza Parasitária Bovina e o Carrapato, Hidatidose, Sarna Ovina e Helmintos. Ainda conforme Kohek Júnior, estes grupos contribuirão para o controle e combate das doenças parasitárias que realmente acarretam prejuízos econômicos para o nosso Estado e àquelas que são importantes Zoonoses.

Outra decisão do grupo, que já prepara uma nova atividade para o próximo ano, em data e local ainda a serem definidos, é a articulação de uma rede de trabalho informatizada. O objetivo é o de que, cada um dos seus membros possa ter acesso imediato às novidades e também se constitua um local de conversa eletrônica entre os profissionais da área.

Deixe sua opinião