Estado avalia estratégias para reduzir emissão de gases do efeito estufa
Publicado em 07/07/2020

Rural

Foto: Márcia Colares/especial FS

Proteção do meio ambiente é um dos objetivos a ser cumprido

O Rio Grande do Sul se prepara para assinar uma parceria nacional com a finalidade de ampliar discussões relacionadas ao clima e à redução da emissão de gases do efeito estufa. Um convênio será assinado entre a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e o Centro Brasil no Clima (CBC) para organizar treinamentos e ainda reativar o Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas.
O CBC é uma entidade que atua na elaboração de estratégias do clima e está diretamente envolvido em discussões nacionais e internacionais da economia descarbonizadora – com a redução da emissão de gás carbônico –, além de atuar em parceria com a União Europeia em ações com Organizações Não Governamentais (ONGs).
Uma das primeiras iniciativas para alcançar a concretização do decreto foi a criação de um grupo de trabalho (GT) com profissionais da Sema e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O GT é responsável por reunir dados e informações para identificar as atividades que mais emitem gases do efeito estufa e, consequentemente, que mais contribuem com as mudanças climáticas. A partir desses dados, será possível desenvolver políticas públicas que venham a contribuir com a melhora da qualidade de vida da população e da proteção ao ambiente.

Deixe sua opinião