No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Doses da vacina contra gripe e pneumonia ainda estão disponíveis na Clinipampa
Publicado em 01/07/2019

Vitrine Empresarial

Foto: Alina Souza / Especial FS

Espaço disponibiliza a imunização para prevenção de doenças e complicações

O inverno chegou e com ele aquele friozinho, com presença confirmada. Fora isso, nos últimos dias, estamos experimentando uma grande variação nas temperaturas. Haja saúde para aguentar essas mudanças climáticas. É preciso ter atenção redobrada com a saúde para evitar ficar debilitado, principalmente neste período em que os resfriados e as gripes são tão comuns.
Por isso, o centro clínico e clínica de vacinação Clinipampa informa, principalmente para quem ainda não foi imunizado, que ainda tem disponíveis algumas doses da vacina da gripe, assim como tem à disposição a vacina pneumocócica.
A Clinipampa alerta para os cuidados com a saúde, em especial a dos idosos. A médica e sócia-proprietária da clínica, Alice Fernandes, explica que o principal objetivo da vacinação nesta faixa etária é, justamente, a prevenção e a promoção da saúde. Como principais benefícios, é possível destacar a diminuição no número de hospitalizações e mortes nos vacinados, com melhoria na qualidade de vida.
O Programa Nacional de Imunizações e a Sociedade Brasileira de Imunizações disponibilizam vacinas contra influenza, tétano e difteria, além da vacina contra pneumococo, entre outras. Estas vacinas são recomendadas aos idosos, segundo afirma a médica, porque estes são mais susceptíveis às doenças pulmonares agudas e suas complicações em consequência da gripe.
A vacina contra o pneumococo é indicada para pessoas com 60 anos ou mais, em grupos específicos (o médico deve ser consultado para saber se há indicação de receber a vacina) e é aplicada em dose única.
A vacina contra o vírus da gripe, de nome Influenza, é o meio de realizar a prevenção desta doença, com o objetivo de reduzir sua severidade e evitar complicações, como a pneumonia e até a morte.
O vírus da gripe frequentemente sofre alterações em sua estrutura. Por isso, a cada ano, a vacina poderá sofrer alterações na composição para manter a eficácia. A revacinação deve ocorrer anualmente e, preferencialmente, nos meses que antecedem o inverno, pois nesta estação ocorre o maior número de casos de gripe e a ação da vacina tem seu efeito máximo após um mês da aplicação.
Acredita-se que a vacina contra a gripe promova uma proteção de 70 a 90% em adultos saudáveis e de 60% em idosos. A Clinipampa trabalha com a vacina para gripe Tetraviral, que é composta de duas cepas de vírus A e duas de vírus B (essas quatro cepas são as mais comuns no Brasil). A médica Alice Fernandes alerta que a vacina é inativa, ou seja, incapaz de causar gripe.
Informe-se e previna-se. Entre em contato com a Clinipampa pelos telefones (53) 3311 0444, (53) 3241 6966. O centro clínico e clínica de vacinação está localizado na avenida Tupy Silveira, 1 926. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Deixe sua opinião