Dom Pedrito recebe "Dia do Bom Negócio - Desfile de Reprodutores"
Publicado em 15/08/2013

Rural

A Progen, em parceria com a Alta, promoverá o “O Dia do Bom Negócio – Desfile de Reprodutores”, no próximo dia 17, a partir das 9h30min, em Dom Pedrito. O evento é aberto ao público e terá apresentação de 28 touros das seguintes raças: Aberdeen e Red Angus, Polled Hereford, Braford, Brangus e Red Brangus e Wagyu. A expectativa é de receber cerca de 700 participantes e um crescimento de 20% em venda.
O presidente do Instituto Nacional de Carnes (INAC) do Uruguai, Luis Alfredo Fratti Silveira, ministrará palestra na abertura do evento, onde apresentará o cenário mundial da carne bovina e suas perspectivas. “Atualmente, para ter mais lucratividade com seu rebanho e agregar valor ao seu produto, muitos criadores têm adotado o melhoramento genético através da inseminação artificial. Os resultados ultrapassam as expectativas”, afirma Fábio Barreto, diretor da Progen.  
A inseminação tem um baixo custo. “Um touro bom, sem comprovação genética, custa em média entre oito e 10 mil reais e emprenha até 30 vacas. Para um rebanho de 300 vacas, há necessidade de, pelo menos, 10 touros, o que resultaria num gasto aproximado de R$ 100 mil. Com a nova tecnologia, o criador pode emprenhar estas 300 vacas, por cinco anos, pelo custo aproximado de R$ 30 mil, com touros geneticamente comprovados, que irão dar um retorno muito superior ao pecuarista”, ressalta Heverardo Carvalho, diretor da Alta.
A Alta é uma das maiores empresas de melhoramento genético do mundo, com sede na cidade de Calgary, em Alberta (Canadá). Presente em mais de 100 países, a Alta possui centrais de coleta no Canadá, Estados Unidos, Holanda, China, Argentina e Brasil. É considerada líder mundial na entrega de soluções genéticas lucrativas.
No Brasil, sua Central tem capacidade para abrigar 280 touros e conta com 81 escritórios regionais, totalizando aproximadamente 700 profissionais em todo país.

Serviço
Evento: O Dia do Bom Negócio – Desfile de Reprodutores
Data: 17 de agosto de 2013
Local: Sede da Progen
Endereço: Rodovia RS-630, KM 04 – Alto Grande 
Cidade: Dom Pedrito (RS)

Deixe sua opinião