No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Desfile e missa crioula com patrono marcam o 20 de setembro
Publicado em 20/09/2019

Geral

Foto: Marcelo Ribeiro/Especial FS

Atividade inicia na avenida Tupy Silveira

O desfile de 20 de setembro tem  início às 9h30min, na avenida Tupy Silveira, em frente ao Supermercado Peruzzo. Após uma semana de atividades como rodeios, mateada e demonstrações culturais, o desfile marca o último dia de celebrações às tradições farroupilhas.  A Escola Cavalinho de Pau abre o avento; seguida do Pelotão Mirim da Brigada Militar; Pelotão Mirim dos Bombeiros; Grupamento de desfile motorizado da Brigada Militar; 3º Pelotão Ambiental da Brigada Militar; o Grupamento Rodoviário e Corpo de Bombeiros. Em seguida, às 10h, cerca de mil cavalarianos de mais de 40 entidades tradicionalistas descem a avenida.

Segundo a secretária municipal de Cultura e Turismo, Anacarla Oliveira, as expectativas são otimistas para o evento.” Ontem (quinta-feira), tivemos os últimos ajustes para que a comunidade possa prestigiar e assistir um desfile onde cultivamos e resgatamos a cultura da tradição gaúcha”, disse.

No término da atividade, os cavaleiros que seguirem destino ao Parque do Gaúcho, onde ocorre o restante das atividades, devem se deslocar pela rua Doutor Pena, para serem escoltados pelos agentes da Secretaria Municipal de Transporte e Circulação (SMTC). As demais entidades seguem pela rua Doutor Veríssimo.

 A previsão de chegada ao Parque é ao meio-dia. No local, ocorre uma missa crioula, presidida pelo patrono da Semana Farroupilha, o  bispo emérito dom Gílio Felício.

Após a celebração religiosa, acontece o  almoço; às 15h, haverá um encontro de tropilhas - gineteadas e o lançamento oficinal da 16ª Festa Internacional do Churrasco. Um concurso de trovas ocorre às 15h30min, no Galpão do Parque; às 17h, acontece a apresentação de invernadas. O encerramento da Semana Farroupilha será às 18h, com a extinção da Chama Crioula.

Alterações no trânsito

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM) informa que nesta sexta-feira, a partir das 5h, o trânsito será interrompido em algumas das principais ruas da cidade, em razão do desfile.
A orientação é para que os proprietários evitem estacionar os veículos no perímetro onde acontece o desfile (avenida Tupy Silveira,  Sete de Setembro e Barão do Amazonas). Todos os veículos que estiverem estacionados nesses locais, a partir das 6h do dia 20 de setembro de 2019, serão removidos ao depósito.
 

Deixe sua opinião