No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Desafio do Patrimônio número 2
Publicado em 03/04/2017

Cultura

Foto: Alicia Ibañes/Especial FS

O vencedor do Desafio do Patrimônio número 1 foi: Cleiton Paz Blotta.
 
Parabéns! Ele receberá um brinde da Academia Corpo e Saúde.
 
A resposta correta é:
 
Clube Caixeiral
Foi fundado no dia 14 de outubro de 1894 (embora outras fontes afirmem ser de 1883, e outras ainda datem 20 de maio de 1884, sendo ambas mais prováveis, tendo em vista a Revolução Federalista, onde Bagé teve participação ativa, ter ocorrido entre 1893 e 1895), por Flaubiano Camargo, juntamente com João Lopart, Francisco Mata e Ginez Galibern, em reunião realizada no “Theatro 28 de Setembro”. Sua primeira sede foi na avenida General Osório (atual Lojão Total). A ideia de um edifício para o clube foi lançada em1904 na presidência de Idalino Cruz. Em 1907, Martin Ilarregui assinou a escritura do terreno e em outubro lançou a pedra fundamental. O presidente Herich Hoffmann, em 1909, deu início as obras e, em 7 de março de 1911, houve a primeira reunião de diretoria no novo prédio. No dia 14 de outubro de 1911, outro presidente da época, Alcebíades Gontan, inaugurou solenemente a casa. Vale salientar que os clubes caixeirais surgiram primeiramente como uma sociedade de socorros mútuos da classe dos caixeiros, antes de serem clubes sociais.
 
Texto adaptado de Diogo Ferreira. Fonte de consulta: Inventário Cultural de Bagé, de Elisabeth Fagundes Macedo; Bagé - Novos Rumos de Sua História, de Claudio Lemieszeck; Clube Caixeiral, de Reginaldo Magalhães.
 
Vamos ao Desafio do Patrimônio número 2:
Quem é esse personagem histórico?


A primeira resposta correta enviada para o email desafiodopatrimonio@gmail.com receberá um brinde da Bicho Urbano Pet Shop!
Curta nossa página no Facebook: Desafio do Patrimônio – Projeto de Extensão Unipampa, acompanhe o projeto e boa sorte!

Deixe sua opinião