No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Deputados votam hoje projeto que autoriza contratação de professores
Publicado em 17/09/2019

Política

O plenário da Assembleia Legislativa poderá apreciar na sessão plenária de hoje, 27 matérias que cumpriram a tramitação e estão aptas para deliberação. Da relação, se destacam duas iniciativas do governo gaúcho, o Plano Plurianual para o quadriênio 2020/2023 e o que autoriza a contratação de 5020 professores em caráter emergencial e temporário. A confirmação dos projetos que entrarão em votação será em reunião de líderes às 11h30min desta terça-feira, na sala da presidência.
Na justificativa do governo gaúcho, para contratação de professores, é apontada que a medida decorre de inúmeros fatores, dentre eles: o acréscimo de 30 mil alunos na rede pública estadual, oriundos da rede privada e municipal, o número elevado de aposentadorias e licenças (maternidade e saúde), bem como a redução no número de turmas e turnos de atendimento nas unidades escolares, havendo, assim, um aumento da média de alunos por turma. 
Além disso, o governo justifica a contratação de professores no número de 5020 profissionais, porquanto não há concurso de professores válido no momento, e já estão esgotadas as prorrogações autorizadas pela Lei nº 15.249, de 16 de janeiro de 2019.
 

Deixe sua opinião