No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Defensores dos animais fazem manifestação em Bagé
Publicado em 15/11/2019

Geral

Foto: Divulgação/FS

Grupo concentrou-se em frente à prefeitura

Cerca de 50 pessoas participaram de ato público em defesa dos animais e em protesto em frente à prefeitura, em razão de relatos de falta de estrutura no atendimento aos animais de rua e recolhidos ao canil municipal. O grupo, que integrava profissionais, voluntários e representantes do Núcleo Bageense de Proteção Animal (NBPA), se concentrou diante da sede do Executivo onde se reuniu com o prefeito Manoel Machado para manifestar as demandas.

De acordo com a presidente do NBPA, Patrícia Coradini, desde agosto, a organização, que deixou de atuar em convênio com o município em maio, tem recebido diversas reclamações de moradores de diversas regiões de Bagé e exige providências da prefeitura. “O trabalho está mal organizado e muito malfeito. Faltam cuidados, o canil está mal cuidado e com muita sujeira, faltam medicamentos e pessoas para trabalhar, os animais são mal alimentados e vemos muitos animais em situação de rua, sem castração ou atendimento”, relatou.

Patrícia e vereadores da oposição foram recebidos pelo chefe do Executivo. “Nós também entramos com uma denúncia junto ao Ministério Público, para que sejam tomadas as medidas necessárias”, disse. A principal exigência apresentada pelo grupo é a destituição do cargo da atual coordenação do Bem-estar Animal. “Queremos providências, pois a situação está piorando e não vemos solução com quem está no comando”, sustentou.

Contraponto

O prefeito ressaltou que, frente às denúncias realizadas por meio das redes sociais, visitou, junto à equipe, as instalações do projeto Cuidar, para averiguar os fatos. “Estamos ampliando o atendimento do projeto e analisando outras reivindicações. Ouvimos o relato da equipe do projeto e, hoje, por meio desta visita, ouvimos também o Núcleo. Agora, estamos analisando os dois lados e, se constatarmos a necessidade de qualquer adequação, faremos. Mas estamos satisfeitos com o trabalho conduzido pela prefeitura”, frisou.

Machado destacou ainda que nem todas as denúncias correspondiam à realidade, segundo constatou na visita ao local. “Existiam muitas publicações irreais. Ainda assim recebemos a direção da ONG para ouvir, para saber as necessidades. Se constatarmos necessidade de melhoria, será melhorado. Estamos confiantes no trabalho da equipe”, enfatizou.

O prefeito disse que a administração municipal está à disposição para ouvir a comunidade e sugestões. “Porém, não aceitamos interferência na relação de governo com o projeto Cuidar”, asseverou.

Deixe sua opinião