Decrabs em ação: Operação Três Fazendas já apreendeu mais de 475 bovinos em uma semana
Publicado em 05/03/2020

Segurança

Foto: Polícia Civil/Especial FS

Investigação iniciou no final de 2019

Em ação realizada pela Polícia Civil, por meio das Delegacias Especializadas no Combate aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Bagé e Camaquã, com apoio da Secretária Estadual de Agricultura, no interior do município de Canguçu, foram recuperados 10 bovinos que haviam sido furtados em Pinheiro Machado, em 2019.
Em outra atividade, também de repressão ao abigeato, policiais da Decrab de Bagé, com apoio da Delegacia de Pinheiro Machado e de  fiscais agropecuários do Estado, apreenderam 149 bovinos no interior do município de Pedras Altas. Os animais possuíam procedência duvidosa e estavam em desacordo com as lotações dos investigados junto à Secretaria de Agricultura.  
O trabalho da polícia foi um desdobramento da operação Três Fazendas, deflagrada na sexta-feira passada. Na ocasião,  a Polícia Civil cumpriu oito ordens judiciais, representadas pelo delegado André de Matos Mendes, coordenador das Decrabs. Assim, as diligências resultaram na apreensão de 327 bovinos. Conforme o delegado, os animais foram apreendidos em Canguçu e Pedras Altas. A filha do investigado ficou como depositária em Pedras Altas; em Canguçu, o próprio investigado ficou com animais, até os donos serem identificados ou o proprietário comprovar procedência.

Não deixem de registrar ocorrência
O inquérito policial instaurado para apurar os fatos, ao todo, já conta com  476 bovinos (machos e fêmeas) apreendidos, sendo que 15 já foram restituídos aos proprietários que comprovaram propriedade dos animais furtados, por meio de ocorrências policiais registrando os furtos, bem como pelas marcas e sinais. 
As Decrabs estão realizando diversas ações de combate ao abigeato no Rio Grande do Sul, porém, os policiais alertam quanto à necessidade das vítimas registrarem ocorrências quando tiverem animais furtados.

Deixe sua opinião