No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Criatórios da região se preparam para a Expointer
Publicado em 19/08/2019

Rural

Foto: Alexandre Teixeira/Especial FS

Alma Negra Chico: destaque em exposições em Bagé e Pelotas

Faltam poucos dias para o início da principal exposição agropecuária do Rio Grande do Sul. A Expointer chega à 42 edição entre o dias 24 de agosto e 1º de setembro. Durante estes dias, o parque de exposições Assis Brasil, em Esteio, receberá mais de 400 atrações. Quem for ao parque poderá conferir o que de melhor em genética animal é produzido pelos criatórios gaúchos; bem como as inovações para os produtores no que se refere a máquinas e implementos agrícolas, isso sem falar na diversidade de produtos desenvolvidos pelos agricultores familiares e o segmento do cooperativismo do Rio Grande do Sul.  Como de costume, os criatórios de Bagé e região estarão presentes não só para expor seus animais destaques, mas também para divulgar, a fim de futuras comercializações, o que é produzido pelas cabanhas. Entre tantas e renomadas cabanhas que divulgarão seus produtos em Esteio, em mostras de gado de corte, de leite, ovinos, cavalos Crioulos, entre outros, destacam-se nesta reportagem a Estância São Francisco e a Agropecuária São Jorge.
São Francisco
Com um trabalho de décadas e que ultrapassa gerações, a Estância São Francisco, de Bagé, levará a Esteio equinos da raça Crioula e ovinos Romney Marsh. O criador Manuel Gularte Sarmento, destaca que o criatório mantém a expectativa muito boa e que esperam retornar da Expointer com prêmios nas duas espécies, resultado que vem ocorrendo todos os anos." A égua é a Alma Negra Chico, que já foi bi grande campeã e melhor exemplar da raça em Bagé e grande campeã e melhorar exemplar da raça em Pelotas em outros anos. Este ano passou na prévia que teve em Esteio há duas semanas", comenta Sarmento. Para os ovinos, serão ao todo 12 exemplares. Sete Romney Marsh PO; duas fêmeass Romney Marsh PO; dois machos Romney Naturalmente Colorido e uma fêmea Romney Naturalmente Colorida. "Nos ovinos destaque para o borrego que foi grande campeão da Fenovinos 2019 em Pelotas, São Chico Laureano 4958, filho do carneiro Laureano Park 3174 importado do Uruguai em 2016 pela São Francisco", enfatiza o produtor. 
São Jorge
Já nos bovinos, entre tantos criatórios da região, a Agropecuária São Jorge, de Aceguá, estará presente mais uma vez em Esteio. O estabelecimento levará três trios de touros 2 anos; dois trios de terneiros e um trio de terneiras e um trio de vaquilhonas. "Entendemos que neste ano será dada a retomada de crescimento nos investimentos. Com isso acreditamos que a boa genética será mais procurada. Por isso iremos levar maior número de animais à Expointer", informa o proprietário da Agropecuária São Jorge, Élio Jorge Coradini  Filho. Deve-se ressaltar que estes animais que estarão presentes na mostra Hereford, já foram consagrados na Exposição Nacional da raça em 2019. Ou seja, o estabelecimento chega com força para a principal mostra agropecuária do continente. 
 

Deixe sua opinião