Corpo de Bombeiros celebra 125 anos
Publicado em 04/03/2020

Segurança

Foto: Itamar Aguiar/Especial FS

Equipamentos foram entregues durante cerimônia

Os 125 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul foram comemorados na tarde de segunda-feira. Com a participação do governador Eduardo Leite e do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, a instituição celebrou a criação, em 1895, do 1º Corpo de Bombeiros de Porto Alegre, pioneiro do Estado. Durante a cerimônia, a corporação recebeu equipamentos e materiais. Na ocasião, foram entregues à corporação equipamentos adquiridos com R$ 2,8 milhões oriundos do Fundo Municipal de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros Militar: 40 equipamentos de proteção respiratória; 10 desencarceradores para resgate veicular; 30 motosserras a gasolina; 165 capacetes para salvamento terrestre; 18 escadas prolongáveis; oito motosserras a bateria e seis motores de popa para botes de salvamento.
No período de veraneio, ocorreu uma redução de 41% dos salvamentos e de 71% dos óbitos, se comparado ao mesmo período de 2019. Para o secretário da Segurança Pública, é um resultado do investimento em prevenção, uma das principais atuações do Corpo de Bombeiros.
A corporação emancipou-se da Brigada Militar em setembro de 2017. O primeiro batalhão foi inaugurado em 1895, em Porto Alegre. O segundo mais antigo surgiu em 1901, em Pelotas, e o terceiro, em 1919, em Rio Grande. O efetivo gaúcho é composto por três mil bombeiros distribuídos em 12 batalhões presentes em 93 cidades gaúchas.

Deixe sua opinião