Copadroeira de Bagé é homenageada com exposição
Publicado em 22/05/2020

Geral

Foto: Márcia Sousa

Castiçais de pedra e até de ferro são algumas das peças que podem ser apreciadas na Casa de Cultura Pedro Wayne. As peças, maioria de colecionadores bageenses, integram a exposição em homenagem à copadroeira de Bagé – Nossa Senhora Auxiliadora – cuja festa acontece no dia 24 de maio.
Faz parte da mostra a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, que é uma peça de cerâmica feita por Marly Lopes, que a doou à Casa de Cultura.
Conforme a diretora da Casa de Cultura, Heloísa Beckmann, a exposição fica aberta para visitação até o dia 31 de maio.
A reverência à Auxiliadora faz parte da cultura da Rainha da Fronteira. No ano de 1943, durante a 2ª Guerra Mundial, a pedido do padre Edgar Aquino Rocha a cidade se iluminou com velas para a santa, pedindo paz à humanidade.
A partir dessa data, esse costume tem se mantido com a colocação de vitrais nas  janelas e apresentações de músicas religiosas durante o trajeto da procissão. “Assim, pensamos que a Casa de Cultura Pedro Wayne e a Secretaria de Cultura e Turismo, em tempos de afastamento, podem oferecer uma programação virtual que reforce essa manifestação”, diz Heloísa. 
Além da exposição presencial, a mostra pode ser conferida pelas redes sociais, onde tem gravações de depoimentos de personalidades do mundo das artes de Bagé sobre a copadroeira.

Deixe sua opinião