Coordenadoria de Saúde revela que 30 óbitos foram investigados e negativados para covid-19
Publicado em 01/06/2020

Geral

Foto: João A. M. Filho

Número de mortes com as mesmas causas têm sido semelhantes nos últimos anos

A Sétima Coordenadoria Regional de Saúde contabilizou, até o dia 30 de maio, 30 óbitos que foram investigados para covid-19. Todos tiveram resultado negativo: Ou seja, não foram decorrentes de complicações da doença. 

Conforme a responsável pelo Centro de Operações de Emergência da regional, a médica Flávia Marzola,  "todo paciente que chega no hospital com quadro respiratório é testado". Além disso, ela garante que "todos aqueles que vão a óbito em casa, com quadro respiratório" também são testados para coronavírus.

A reportagem solicitou os números à coordenadoria após verificar a ocorrência de óbitos por problemas respiratórios, neste período, e também em decorrência de uma crescente demanda por informações sobre estes casos por parte dos leitores. A médica enfatiza que, em relação aos óbitos gerais até o mês de abril, por causas respiratórias, é possível afirmar que há estabilidade. 

Em anos anteriores, o número de mortes com as mesmas causas, no período, foi semelhante: 32 em 2016; 33 em 2017; 31 em 2018; e 30 no ano passado. Neste ano, foram 33. Ela explica que, depois de 5 de junho, a coordenadoria terá a atualização com os números referentes ao mês de maio.

 

Deixe sua opinião