No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Congresso Técnico da Divisão de Acesso acontece hoje
Publicado em 07/12/2019

Esportes

Foto: João A. M. Filho

Badico representará Jalde-negro

O Congresso Técnico da Divisão de Acesso acontece hoje, a partir das 9h, no salão nobre da Prefeitura de Bagé. O encontro contará com os dois representantes de cada um dos 16 clubes que vão participar do campeonato de 2020, junto aos membros da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Na ocasião, será debatida a fórmula que será adotada no ano que vem, além dos grupos, a data de início, término e detalhes técnicos. O Jalde-negro será representado pelo treinador Badico, junto ao gerente de futebol, Darlan Berneira; o Alvirrubro, pelo presidente Tato Moreira e o vice Mário Medina.
Os times participantes são: São Paulo, de Rio Grande; Guarani, de Venâncio Aires;  Grêmio Esportivo Bagé; Lajeadense;  Inter, de Santa Maria; São Gabriel; Cruzeiro, de Cachoeirinha; Guarany de Bagé e Brasil de Farroupilha que subiram da Terceirona; Glória, de Vacaria; Igrejinha;  Passo Fundo; União Frederiquense; Tupi, de Crissiumal; Avenida e Veranópolis, que foram rebaixados da Primeira Divisão. 
Este ano, a FGF realiza o congresso técnico na Rainha da Fronteira, em homenagem ao centenário do Grêmio Esportivo Bagé e aos 100 anos do primeiro título do Guarany Futebol Clube no Gauchão. Se for decidido entre os clubes a mesma fórmula de 2019, o campeonato poderá ocorrer, a princípio, em dois grupos, com oito times cada, dividido entre regiões e o que ficar de último da fase classificatória de cada grupo será rebaixado. Após isso, ocorrem as quartas de final quando serão decididos os adversários pela classificação; semifinal e final.   

Curiosidades
Bagé é a única cidade que conta com dois participantes na Divisão de Acesso 2020. Dos 16 times, quatro já conquistaram títulos em campeonatos gaúchos: o Guarany em 1920 e 1938; Bagé em 1925; Cruzeiro, em 1929 e São Paulo, em 1933. Além disso, o São Paulo é o único integrante da Divisão de Acesso que já participou da série A do Campeonato Brasileiro, em três oportunidades – 1979, 1980 e 1982. Entre todos os participantes, apenas o Igrejinha e o Tupi nunca disputaram o Gauchão da Série A. 
O Guarany, fundado em 19 de abril de 1907 e o Sport Clube São Paulo, criado em 4 de outubro de 1908, são os dois times mais antigos que participam da Divisão de Acesso; enquanto União Frederiquense, fundado em 3 de agosto de 2010 é o mais jovem do certame. As informações foram repassadas por Mário Fernando Dilélio Gonçalves. 

Campanhas

Bagé  
Na Divisão de Acesso deste ano, o time do Bagé classificou-se em terceiro lugar do grupo A, com três pontos de diferença do líder São Paulo, com 52,4% de aproveitamento. Após passar para as quartas de final, o Jalde-negro enfrentou o Glória, de Vacaria, em dois jogos, onde perdeu nos pênaltis na segunda partida.  O primeiro foi um empate em Bagé por 1 a 1, em 21 de abril; já a outra disputa ocorreu em Vacaria no dia 28, onde o Bagé perdeu nas penalidades máximas, por 4 a 2. 

Guarany 
O Guarany subiu após vencer a Terceirona Gaúcha contra o Brasil de Farroupilha, em dois jogos; o primeiro foi em Farroupilha, quando o Alvirrubro ganhou por 2 a 1; o segundo foi 1 a 0 para o Índio, em Bagé.  
Ainda na fase classificatória, o Guarany ficou em primeiro do grupo A, com 24 pontos e 80% de aproveitamento; já nas quartas de final, ao enfrentar o Santa Cruz, o Alvirrubro venceu o primeiro jogo por 1 a 0. O segundo saiu 0 a 0; na semifinal ao enfrentar o Gaúcho, venceu por 3 a 2 nos pênaltis no segundo jogo, após um empate por 1 a 1; mesmo resultado do primeiro jogo. Assim, ele e o Brasil de Farroupilha subiram para a Divisão de Acesso.

Deixe sua opinião