No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Comércio em foco 85087
Publicado em 05/07/2019

Vitrine Empresarial

Saber administrar as finanças é fundamental para o sucesso do negócio

É comum o empreendedor, entusiasmado quando entra dinheiro no caixa, fazer retiradas para cobrir gastos pessoais. Mas, nessas ocasiões, tem de acender um sinal amarelo, pois se as retiradas não forem registradas e nem estiverem previstas, logo adiante a empresa terá problemas financeiros. Por isto, a administração das finanças é um fator primordial na gestão do negócio.
O técnico do Sebrae-RS, André Martinelli, ressalta que, para administrar as finanças pessoais, é indicado definir uma retirada mensal fixa para o empreendedor, transferir para sua conta bancária pessoal, fazer seus gastos pessoais a partir desta conta e jamais na conta da empresa.
As finanças da empresa podem ser administradas por meio de controles como, por exemplo, fluxo de caixa, diário de caixa, demonstrativo de resultado, entre outros. Esses controles podem ser realizados através de softwares de gestão, planilhas financeiras ou até mesmo em um caderno.
Uma boa administração das finanças é fundamental para que as empresas sejam competitivas e garantam sua sobrevivência, melhorando os resultados e aumentando o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido. O Sebrae RS pode ajudar o empreendedor com técnicas e ferramentas encontradas no site www.sebraers.com.br.
Ali também é possível encontrar planilhas que facilitam a gestão financeira – planilhas de fluxo de caixa, impostos, estoque, capital de giro, simulador de cartões, preço de produto e outras.
Entre os produtos on-line, o Sebrae oferece:
E-book O que o empreendedor quer saber – Finanças
E-book Finanças – Controle fluxo de caixa
E-book Finanças – Diário de caixa
E-book Finanças – Demonstrativo de resultados
Curso on-line Finanças empresariais: controlar para expandir

Deixe sua opinião