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Publicado em 01/07/2019

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Intenção de Consumo: famílias gaúchas seguem cautelosas

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou a segunda queda consecutiva em junho na comparação com o mês imediatamente anterior, conforme aponta pesquisa da Fecomércio-RS, divulgada na última quinta-feira. O ICF alcançou 90,0 pontos, uma variação de -1,6% frente ao mês anterior. No entanto, em comparação ao mesmo período de 2018, o resultado apresentou alta de 20,5%.
O consumo atual, mais uma vez, foi o indicador com maior queda na comparação com o mês anterior (-4,8%), enquanto o índice sobre o emprego atual (116,7 pontos) é o único que se mantém otimista, longe do patamar neutro. Por outro lado, acesso ao crédito, compra de bens duráveis e a perspectiva profissional permanecem em patamar pessimista.
Com uma geração líquida de 36 143 mil empregos, o indicador da situação de emprego permaneceu estável, mas em relação ao mesmo período de 2018 foi verificada alta de 10,8%. Este cenário indica que há uma recuperação do mercado de trabalho, ainda que em ritmo lento.
Entretanto, a avaliação da renda atual alcançou 101,9 pontos, alta de 22,0% em relação a junho do ano passado, enquanto na margem a redução foi de 2,2%. O indicador referente à facilidade de acesso ao crédito atingiu 69,6 pontos, elevação de 47,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Na média dos últimos 12 meses, o índice aumentou para 63,2 pontos. Apesar de apresentar resultados menos pessimistas quando comparado a 2018, o item permanece abaixo dos 100 pontos. Desde abril de 2015, o mesmo não registra valores acima da neutralidade. O indicador de perspectiva profissional registrou 79,3 pontos, avanço de 12,0% em comparação com o mesmo período do ano passado. Com relação ao mês anterior, a variação foi de 1,8%, enquanto na média em 12 meses, o indicador foi para 72,5 pontos.
Segundo o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, estes resultados apontam que os gaúchos devem manter uma postura conservadora nos próximos meses, o que torna ainda mais importante a aplicação de estratégias mais acuradas de promoção de vendas por parte de lojistas e prestadores de serviços.

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