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Comércio em foco 16.08.2019
Publicado em 16/08/2019

Vitrine Empresarial

Sebrae dá dicas para definir preços

Saber precificar os produtos é essencial para ter mais competitividade, margem de lucro e um diferencial no mercado. No entanto, o assunto ainda gera muitas dúvidas nos donos de micro e pequenos empreendimentos. Para ajudar o empresário, o Sebrae organizou dicas importantes para definir valores. Confira:
1 – Fique atento ao giro do produto - Quanto maior o giro do produto, menor tende a ser a margem de lucro. O giro do produto precisa ser suficiente para cobrir os gastos fixos da empresa, superando o “ponto de equilíbrio” a cada mês. Para isso, a margem de lucro, multiplicada pelo giro, deve ser igual ou superior às despesas fixas.
2- Observe o preço da concorrência - Procure se diferenciar dos concorrentes, seja na apresentação do produto, processo de venda, ponto comercial, ou na venda de kits, que podem reduzir a margem de lucro, mas aumentam o ticket médio do cliente.
3- Saiba identificar o público-alvo - A depender do público e das expectativas, o preço de venda dos produtos e serviços pode ser alterado e/ou ajustado. Se o cliente busca agilidade (produto ou serviço entregue em menor tempo), conforto (preço fechado, o empreendedor cuida de tudo e entrega pronto para o cliente) ou exclusividade (baixa disponibilidade), ele é menos sensível ao preço. Ou, como forma de se diferenciar dos concorrentes, entregue agilidade e/ou conforto mesmo em uma disputa pelo menor preço.
4- Comprar bem é o segredo que todo mundo conhece - Como o preço de venda é definido pelo mercado, a melhor chance de aumentar os lucros é reduzindo o preço de aquisição dos produtos. Negocie com fornecedores, planeje as compras para otimizar os custos com frete e/ou embalagem e, assim, melhorar a margem de venda. Quando possível, faça compras em conjunto com parceiros para aumentar o poder de barganha pelo sensível aumento na quantidade.
5- Evite promoções a todo momento - Se fizer promoções continuadamente, o cliente vai se acostumar com o preço promocional e deixar de adquirir pelo preço regular. Tenha datas especiais de promoção e, nestas datas, incentive a compra em maiores valores. 
 

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