Comércio em foco 13.12.2019
Publicado em 13/12/2019

Vitrine Empresarial

CNC estima crescimento de 5,5% no varejo em 2020

Em 2020, o comércio deverá registrar o maior avanço anual no volume de vendas em sete anos. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgados pelo Fecomércio-RS, a estimativa é de que haja aumento de 5,5% no varejo ampliado e de 3% no restrito – que exclui o ramo automotivo e de materiais de construção. Para 2019, a CNC manteve a projeção de alta de 4,6% no volume de vendas para o varejo ampliado e elevou de 1,7% para 1,9% a expectativa de variação para o volume de vendas no conceito restrito.
De acordo com os dados dada Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) de outubro, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), o comércio desacelerou neste mês: as vendas avançaram 0,1% após terem registrado crescimento de 0,8% em setembro. Mesmo diante deste cenário, para a CNC, o setor completou um semestre de taxas positivas, impulsionado por fatores como inflação baixa, maior demanda por crédito e disponibilização de recursos extraordinários para o consumo, como a liberação de saques do FGTS e do PIS/Pasep.
No conceito ampliado, houve variação de +0,8% em outubro, o que representa o oitavo registro positivo consecutivo. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, foi registrada alta de 4,2%, resultado acima da média dos seis meses anteriores (+1,8%).

Deixe sua opinião