Aplausos
Coluna Social Gilmar de Quadros
Publicado em 18/10/2012

Social

Foto: Gleider Ayres

Aldo José Tavares dos Santos e Lídia, jantar dos 100 anos da Expofeira, Clube Comercial

É ALGO para ler e guardar no coração, este texto de Elvira (Mercinha) Macedo Nascimento relembrando Ierecê Belmonte Moglia que foi tocar piano lá no céu há exatamente um ano. Ei-lo aqui na íntegra: “ Pela Thereza que carregaste em tua alma nós te lembramos: Lavando as talhas de nossa Capela com as muitas mãos rejeitadas (das mulheres da casa noturna) e dando tua grande e inesquecível lição de inclusão. Os teus olhos atentos observando as feridas, os vazios e o clamor desse lugar, tuas mãos agindo, curando, a lucidez de tua fonte, a alma articulada e mobilizada, multiplicação de iniciativas, o grupo ao teu redor... O Projeto de Recuperação de Santa Thereza te caindo às mãos como um presente, a beleza cobrindo teu sonho, a capela renascida, o Teatro erguido, o Centro histórico feito tesouro arquitetônico inaugurado em noite de OSPA, navegando no olhar do visitante, documentado em revistas, ampliando Bagé. E a determinação e ousadia de Thereza acionando tua alma. A reza em ti como música, combate e afago pelos pobres do bairro, suas mulheres, sua escola, pelo povo de Deus. Como Tereza d'Ávila, enfrentamento, recomeços, resistência. E não usavas hábitos, mas mantos de simplicidade e coragem. Sofreste o calvário do grande e oprimido silêncio e te foste, nossa amada, nos outubros de Thereza, santificada, para os céus de Deus. Ainda hoje estamos aqui seguindo teus passos sob a doce, eficiente e heróica liderança de Maria Luisa T. da Luz e o apoio da Associação que formaste, multiplicando a Thereza combativa, distribuindo-a ao mundo. Ela fundou mosteiros, tu fundaste mosteiros de coragem cidadania e o mosteiro dessa capela recuperada, rodeada pela Arte e a promoção humana com os tijolos de intuições, inquietudes e um dinamismo que moveu nossa história. Nós te lembramos: O corpo ondulado pela arte, sentado ao piano, em tua casa ou no Imba, segurando o universo tenso das mulheres do sul , entre a vastidão da paisagem e as casas dobradas pra dentro, preferindo Deubussy e Ravel pela paixão do não convencional, o ousado e o informal. Pela inteira jovialidade de tua alma se inaugurando incessantemente em plena maturidade Theresa escrevia poemas a Deus e tu interpretavas os poemas universais da música. Hoje te lembramos nas rodas do Ecoarte e recebendo dele, no Seminário de Sobrevivências II, a homenagem de teus 10 anos de piano. A comunidade te cobrindo de flores, risos e carinho, nossa inesquecível pianista da complexa matemática dos ritmos e ciclos.” 
 
O GOVERNADOR Tarso Genro almoçou domingo (14) na Madre Maria; ele e mais oito ou nove assessores; o secretário da Agricultura Mainardi entre os que lá estavam. O chef Joselito Larracharte serviu filé ao molho gorgonzola e nozes, com nhoques de batata e manjericão; serviço super elogiado pelas autoridades, uau!
 
PASSEANDO pelas  praias do Caribe, a sempre muito amiga de todos Maria Contreiras Rodrigues... NO JANTAR DOS DESTAQUES da Associação  Rural, algumas das mais bonitas: Georgea Paiva Azambuja e a mãe Inaiara Paiva, Mariah Gaffrée Dias, Lídia Anselmo dos Santos, Panta Avancini Pereira. Aplausos!

COMENTARISTA CULTURAL do Diário da Manhã, Pelotas, Luiz Dalla Rosa faz roteiro cultural por três continentes a partir de Roma. De lá, Cairo (Egito) onde conhecerá as famosas Pirâmides e Esfinge, com passeio de barco pelo rio Nilo. Depois, cruzará o canal de Suez, em direção a Israel, conhecendo Jerusalém, Belém, atravessa o Vale de Josafat até o Monte Sião, Vale do Jordão até Nazaré, Jericó, passeio de barco pelo Mar da Galileia, Mar Morto, Cafarnahum, Tiberíades, Haifa e para finalizar a viagem Tel Aviv, cumprindo o rico circuito religioso na Terra Santa num período de 20 dias. Que luxo, hein!

O MULTIMÍDIA, fotógrafo por  vocação e profissão, Eurico Salis vai lançar mais um livro que se chamará: Rio Grande do Sul - o Solo e o Homem.  A sessão de autógrafos será mês que vem no Palácio Piratini. Além desse, Eurico fez os retratos dos homenageados que vão aparecer em um livro que contará a história dos vinte anos do PGQP no Estado, uau!... NESTE sábado, após a missa das 17h, na Catedral de São Sebastião, o Coral do Hospital Moinhos de Vento se apresentara sob regência da maestrina Lúcia Teixeira. Enquanto isso, o Coral Auxiliadora participara do Festival de Música em Montenegro. Aplausos!

O BAILE DE GALA, neste sábado, no Clube Comercial, terá como atração as DEBUTANTES, é claro. Antes do baile, Naira e Ricardo Bedin vão brindar com os amigos o debut da bonita filha do casal Stéphanie Caminha Bedin, uma forte concorrente, a debutante mais bonita do ano... INTERESSANTE, no desfile das debutantes deste domingo, haverá algumas homenagens. Por exemplo: Julietinha Bandeira que por tantos anos liderou essa tarde beneficente. Também para nossas bambambans da alta costura: Georgina Mansur Rocha, Célia Dalmolin, Juraci Rodrigues; ainda às hábeis bordadeiras: Marlene Silveira, Janicélia Rohde, Jane Dalmolin e Janice Thomazi. Aplausos! 

MUITO EDUCADA, a jornalista Graciela Freitas agradece, via e-mail, os espaços que nós da imprensa reservamos a recente centésima Expofeira de Bagé. É assim mesmo que se faz, Graciela merece nossos aplausos!... SABIAM que Fernanda Pillon Mainardi cursa Engenharia da Produção em Porto Alegre?... DOMINGO, almoçaram no galeto Mário: Acauan Fernandes e Glaucea com a filha Isabela. Em outra mesa, o diretor do frigorífico Producarne. Aplausos!

O DIRETOR do campus da Anglo-Americano/ Ideau, Luciano Munhoz, recepcionou alguns diretores de escolas e de cursinhos no café da manhã de terça-feira (16), lá mesmo na Santa Tecla. Na ocasião, ele apresentou aos convidados o cronograma de atividades da universidade para 2013. A 1ª Semana Acadêmica está no ar e aborda o tema: "Globalização na Metade Sul: a Gestão do Conhecimento como Nova Perspectiva". Também, encontram-se abertas as inscrições para o pós-graduação em Gestão de Pessoas, aulas 100% presenciais, ouviram? E as novidades não se resumem a  isso, outras tantas vêm aí. No vestibular, agora, haverá prova e redação. Aplausos! 
      
MUITO BACANA a campanha de lançamento, boca a boca, intensa e intensiva, DE LANÇAMENTO da coleção verão da loja MG em benefício ao Grupo Amor Solidário, dia 30 de outubro, no pátio da loja. Desta vez, a plateia vai assistir também ao show de Ricardo Belleza, uau!... O BRASIL é o terceiro colocado em consumo de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão, sabiam? Talvez seja por isso que a loja O Boticário vive assim, óh de consumidores.
 
A BANDA de pagode Raça Negra fará show em Bagé dia 11 de novembro... E NA SEDE da Coca-Cola, dia 23, no Rio, será lançada a 10ª edição do troféu Raça Negra que terá sua grande noite de premiação em São Paulo, dia 19 de novembro. A 1ª edição do Raça Negra foi em 2000, em comemoração aos 500 Anos do Brasil... E O BRAVO ÁLVARO GODOY? Aguardem meus comentários sobre ele que vem aí repleto de atrações, agendas importantes reservam esta data ao troféu mais simpático, mais bonito e também o mais cobiçado: 28 de novembro. Aplausos!

A DIREÇÃO do Rotary Clube Minuano promoverá um churrasco de confraternização e de homenagens aos sócios honorários do clube, neste domingo, no Santuário Nossa Senhora Conquistadora. Os homenageados serão: Warner Bento, Maria Adelaide Blanco, Rogério Mendes de Werk, Paulo Ricardo Dias, Antônio Oliveira Duarte, Ari Marques Ferreira, Célia Grillo, Mário Nogueira Lopes, José Francisco Marques da Silva, Maria Elizabeth Medeiros, Carlos Alberto Peduzzi e Eduardo Soares. O dentista Paulo de Jesus Prates Neto é o diretor de Administração do Rotary Minuano. Aplausos!

E OS DIRETORES do Rotary Bagé Sul orquestram a 8ª edição “Baby Fashion”, também domingo, às 15h30min, no salão da OAB, quando haverá desfile da coleção primavera/verão Temppo apresentada por crianças de 2 a 10 anos, alunos da escola Visconde de Ribeiro Magalhães. O valor do ingresso é R$ 10,00... A PERGUNTA que não quer calar: será que essas grandes empresas que vieram se instalar em Bagé vão  participar ou não do Natal Luzes no Pampa? Todas deveriam participar, sim. Fui claro?

Deixe sua opinião