No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Coluna Social 76662
Publicado em 06/09/2018

Social

Foto: Alina Souza / Especial FS

Lola Rodrigues, Lúcia Gomes, Vera Brasil, na galeria Edmundo Rodrigues, clic Fábio Lucas

PASSEIO interessante ao  Memorial da Água, na histórica Hidráulica, que, após restauração, readquiriu a preciosidade de antes. As visitas devem ser  agendadas pelo telefone 3241 4236 – ramal 21 ou pelo e-mailcentrodeeducacaoambiental@daeb.com.br. No local, há sala  para exposições e auditório, que podem ser emprestados para eventos culturais. Além disso, o Centro de Educação Ambiental do Daeb oferece atividades que buscam conscientizar sobre o uso racional dos recursos hídricos. Atualmente, a Hidráulica acolhe os músicos da Orquestra Jovem do Pampa, que lá realizam seus ensaios; projeto social do maestro Joab Muniz com a parceria do Daeb. Aplausos!   CONVITE do comandante da 3ª Brigada, general Carlos Augusto Ramires Teixeira, para solenidade, hoje, às 10h, alusiva ao aniversário da Brigada “Patrício Corrêa da Câmara”, no 25º Grupo de Artilharia de Campanha... NÚCLEO de Pesquisas Históricas Tarcisio Taborda volta a se encontrar na próxima segunda-feira (10), às 17h30min, no Arquivo Público. Na presidência do núcleo, coronel Marco Antônio Marques; o vice é Flávio Cantão. Aplausos!
  CASAMENTO, Priscila Lucas e Frederico Bermudes vão trocar alianças neste sábado (8), na igreja Auxiliadora. Após, recepção para 400 convidados no Vila Toscana. Projeto de decoração da arquiteta Carina Oliveira executado por Miriam Akagi, cerimonial Mana Romero e Simone Salles... VEM AÍ, outra edição de  “Sábados Azuis”, na Sete de Setembro, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. A equipe da rádio Difusora FM vai participar, sabiam?   ROTARIANO, Nei Mário Mércio Carneiro esteve na galeria de arte Edmundo Rodrigues. Além de visitar a exposição “Abstratos”, ele me falou nesta campanha "Voto em candidato ético", que o Rotary Clube Bagé, presidido por  Daniela  Bento Azambuja,  está realizando.  Até adesivos o clube confeccionou e já distribui em larga escala. Aplausos!   PORTO ALEGRE, dia 10, galeria de arte Bublitz, evento badaladíssimo para marcar os 30 anos de atuação, nesse mercado, do queridíssimo Nicholas Bublitz, que, desde 1988, está líder no mercado de arte, tapeçaria oriental, etc & tal.   NICHOLAS BUBLITZ é uma marca, no Rio Grande do Sul, quando se fala em leilão de tapetes, obras de arte e antiguidades. Ele soube manter-se como o  marchand mais lembrado entre os gaúchos apreciadores de arte. Mas, você sabe a diferença entre marchand e curador de arte?
EM LINHAS GERAIS, eles possuem a mesma função, ou seja, a de mostrar as obras de arte ao público “comprador”. Porém, os objetivos específicos de um e de outro são muito distintos.  Conhecê-los é importante para evitar gafes. Enquanto o curador de arte planeja e cuida de uma coleção de arte, seja em exposições fixas nos museus e demais espaços públicos, seja em mostras particulares ou itinerantes, o marchand é quem direciona a venda das obras, isto é, ele as apresenta a possíveis compradores, entenderam?   O MARCHAND não é um vendedor, mas sim um intermediário entre o artista e o colecionador/investidor. Voltando ao curador de arte, pode ser um funcionário público, atuando em instituições do governo que ofereçam exposições, ou um empregado do setor privado, atuando em eventos específicos. Quem faz curadoria de arte precisa conhecer a história da arte, por exemplo. Os curadores organizam as exposições e devem, sempre, fazer com que elas transmitam os valores mais profundos de seus artistas.     

Deixe sua opinião