No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Coluna Social 15-08-19
Publicado em 15/08/2019

Social

Foto: Divulgação/FS

Coral Auxiliadora, Coral Terra da Paz: "Para Sempre Gilca", clic Newton Coutinho

 

VIAGENS DE DENTRO, texto magistral, Norma Vasconcellos o escreveu nos anos 80, será  interpretado em cortejo cênico, direção de Camilo de Lelis, neste sábado ( 17),  às 15h, no Centro Histórico de Porto Alegre.  Dia do Patrimônio Histórico Nacional.

AS CASAS E NÓS. Para onde iremos depois é o grande enigma. Aqui, enquanto corpo, habitamos  nesse canto meridional, esquecidos de América, essas austeras, mágicas casas mergulhadas em vaga nostalgia deixando pedaços de nós em cada quarto, varanda, corredor, soltando para sempre nossa voz, nosso riso e nosso choro nas altas salas. Nossos passos ringindo nos velhos pisos, nos fundindo ao nosso próprio cenário como coisa coerente, idêntica. Nossa alma estampada nas feridas úmidas das velhas paredes, salitre e memória.

NAVEGAMOS o tempo, noites adentro no grande barco de nossas velhas casas, singrando imóveis nossas quietas ruas de estável calmaria com nosso leme de mobília e gavetas com nossas velas de colchas e cortinas. Por isso dói tanto ver demolidas assim.  Cotidiana, levianamente, por suposta e fútil modernidade, os majestosos casarões recortados de grades, vitrais, colunas, balaustradas as pequenas, humildes meias-águas de porta e janela num desmoronar de escombro de um tempo de visitas, amigos e risos.      

É PRECISO guardar nossas casas tão belas nos recantos mais preciosos do cofre da memória, fotografar, urgentemente, cantar, escrever, documentar, discursar a herança insubstituível de nossas velhas casas antes que a última delas seja cruelmente demolida e que essa cidade não seja mais que um despersonalizado cortejo de muros e medíocres espigões iguais aos de todas as cidades do mundo.  

QUANDO essa hora chegar, viajaremos na memória – Viagens de Dentro - pelos roteiros de nossos avessos, rua por rua, peça por peça.  Exilados, não sei onde iremos morar.  Só tenho a certeza de que dentro de nós morarão para sempre as formas, as energias e os segredos nunca totalmente decifrados de cada uma dessas densas casas. 

CONVITE do general  Carlos Augusto Ramires Teixeira para café da manhã de confraternização quarta-feira (21), às 8h30min. Servirá como forma dele agradecer aos profissionais da imprensa (gesto muito correto e simpático) e também para a primeira “aparição” oficial do general Júlio César Palu Baltieri que assumirá o comando da 3ª Brigada Mecanizada no próximo dia 23; solenidade às 10h30min, no pátio do 3º R C Mec.  Aplausos!

 PRÊMIO DISTINÇÃO EMPRESARIAL (e profissional), Associação Comercial de Bagé (Aciba) vai realizar amanhã, às 20h, no Clube Comercial. Momento histórico, pois a intenção da diretoria do Clube é encerrar as atividades sociais em dezembro; assim, este Distinção Aciba estará praticamente fechando com  chave de ouro o calendário de eventos no Comercial. Fazer o quê? O “Grupo Voz de Bagé” ( rádios Difusora, Delta e Antena1) será homenageado pela sétima vez. Aplausos!

LEGALIDADE, filme do diretor Zeca Brito, será exibido neste domingo (18), à noite, no Palácio dos Festivais, Gramado. Legalidade estreia em circuito comercial dia 12 de setembro ...AMANHÃ (16), Joca Farias e convidados vão cantar no  restaurante Hotel Obino, 3ª edição do Comida de Boteco.  Aplausos!

Deixe sua opinião