No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Coluna Social 06-08-19
Publicado em 06/08/2019

Social

Foto: Divulgação/FS

Théo Malafaia Obino vai festejar os 60 anos com big festa sábado (10), Hotel Obino

“A Imagem é a Palavra. Como a palavra também pode ser imagem: os textos 'falam' visualmente. A poesia pictórica,  a ficção  intensamente visual, carga cinematográfica acompanhando-lhe a narrativa. Portanto, não há, e benditamente, barreiras entre os signos visuais e verbais. As imagens que se mostram diante de nosso olhos resultam de textos e se mantêm em tensão com eles. Artes, plástica e de escrita, que se completam. Para serem 'lidas' ou contempladas, em seus ditos e não ditos. Reflexão.”  Ivan Cavalcanti Proença

VIAGENS DE DENTRO, texto que Norma Vasconcellos escreveu nos anos 80, é a mais pura “Imagem da Palavra”.  Neste dia 17, esse texto, expressivo como todos os que ela escreve,  inspiração do evento: “ Jornada de Poemas – Roteiro em fragmentos Poéticos”, que vai percorrer ruas do Centro Histórico de Porto Alegre. A data marca o nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969), patrono do patrimônio cultural brasileiro. 

SEMANA do Patrimônio Histórico em Bagé, muitos eventos programados. A secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo, vem palestrar, parece que dia 20, no Parque do Gaúcho.  Outra palestrante, Clarisse Ismério, “ Sarau Noturno”.  A programação é bem diversificada: música, dança, exposição de arte,  além de  passeios pela cidade.

Casa de Cultura Pedro Wayne, amanhã (7), às 14h30min,  livro “Recortes de Pedro Wayne”, obra que foi digitalizada pelo campus Jaguarão, da Unipampa; as bibliotecárias responsáveis pela idealização do projeto: “Traços literários de memória e ensino” merecem nossos aplausos!

FORMATURA de Azucena Netto Costa da Fonseca, sexta-feira (9), Arquitetura e Urbanismo (Urcamp), solenidade no Cultural Dom Diogo de Souza. Depois, os pais dela, Cristina e Márcio, vão recepcionar os amigos, os deles e os da filha, no Gabana; cerimonial de Simone Azambuja Salis e Mana Blanco Romero. Aplausos!  

FILHA de Vera e Arnaldo, Bruna Antunes concluiu curso de Farmácia na UCPel, em 2018. Prestou outra prova Enem e obteve nota 920, o que lhe garantiu aprovação em Medicina em faculdade de São Paulo. FESTA DE FORMATURA de Lucas Brum Machado Raddatz, sábado (17), no Iluminari Eventos; ele vai colar grau no curso de Nutrição (Urcamp). Aplausos! 

A CARREIRA profissional da maestrina Gilca Nocchi Collares e a do Coral Auxiliadora encontraram-se em 1973 e continuam  grudadinhas até hoje, uau! Impossível desassociar uma da outra.  Foi padre Olinto Carlini quem celebrou esta união para que  “ninguém” jamais pense em  separá-las. A trajetória musical de Gilca é, talvez, a mais emocionante que Bagé já aplaudiu. Quando um coralista não tinha dinheiro para custear estudos de música, Gilca financiava. Se não tivesse dinheiro para viajar com o coral, Gilca pagava;  que  coração generoso!

PRIVILÉGIO maior não há para este colunista do que fazer parte do elenco que vai homenagear a maestrina Gilca ( aniversariou ontem, fui abraçá-la, é claro)  neste sábado (10), às 20h, na Catedral de São Sebastião! Mais do que tudo, Gilca Nocchi Collares é uma amiga especial que participa de meu trabalho como jornalista desde 1980; ela sempre integrou as minhas listas de mulheres mais elegantes, lembram?  Detalhe, evento aberto ao público que aprecia música de orquestra e canto lírico.   

“ Todas as casas de arte de Bagé [...] deveriam estar iluminadas neste sábado à noite, e todos os sinos das igrejas soarem juntos em homenagem  pelo que ela construiu em educação e cultura, em qualificação da música de Bagé, pelo que ela ousou em criações e refinamento musical, pelo que ela marcou em participações emocionantes a nossa cultura. Gilca Nocchi Collares levou o Coral Auxiliadora a viajar por todos os cantos do Rio Grande e do Brasil; realizou concertos continentais e celebrou, em rituais , a felicidade humana,e a fé em comoventes natais. Podemos dizer que Gilca pontuou, com beleza e sensibilidade, a história de Bagé em seus momentos mais diversos, cívicos e afetivos.” ( Elvira ‘Mercinha’ Nascimento)    

TODOS vão cantar para Gilca Nocchi Collares, é claro.  Tenores: Flávio Leite e Getúlio Vares, contratenor José Artigas, sopranos Carolina Fernandes e Tânia Saralegue, Coral Terra da Paz ( Dom Pedrito) e Coral Auxiliadora. Quinta-feira (8), João Dachery desembarca na cidade, vindo Canadá para homenagear a maestrina Nocchi Collares. Aplausos! 

Deixe sua opinião