No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Coleta de sangue acontece no sábado
Publicado em 30/08/2019

Geral

Foto: Mariana Muza

Horários para doações: 8h às 11h e das 13h30min às 15h

A campanha de doação de sangue acontece no sábado, no Hospital Universitário (HU), localizado na rua General Flores da Cunha, 169. O espaço disponibilizado ao Hemocentro de Pelotas (Hemopel) será aberto para os doadores das 8h às 11h e das 13h30min às 15h.

De acordo com a assistente social do Hemopel, Gisele Pinto, a expectativa é de 100 bolsas doadas. Ela relata que os tipos de sangue mais necessários são  A- e O-. “Pedimos especialmente a presença de doadores de sangue do tipo A- e O-, além de colaboradores de outros tipos sanguíneos”, ressalta.

Para doar

 Os requisitos para a doação são ter no mínimo 18 anos e máximo 69, o peso não pode estar abaixo de 50 quilos. O doador deve ter se alimentado nas horas que antecedem a coleta e ter dormindo pelo menos seis horas na noite anterior. Além disso, quem tiver feito tatuagem ou colocado piercing, há até um ano, não pode realizar a doação.
Também é necessário respeitar os intervalos de doações. Mulheres podem doar sangue a cada 90 dias, podendo fazer até três doações por ano, e os homens podem fazer até quatro doações por ano, em um intervalo de 60 dias.

 

Deixe sua opinião