No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Ciclista Xuxa está internado na Santa Casa
Publicado em 10/09/2019

Geral

Foto: Divulgação/FS

Paulo Roberto Regert tem 60 anos

Paulo Roberto Regert, 60 anos, conhecido como Xuxa, está internado na CTI da Santa Casa. Figura conhecida dos bageenses, Xuxa faz sucesso entre as crianças não só pelos cabelos compridos, mas por usar os cadarços coloridos - em cada pé uma cor. De acordo com o irmão, Pedro Regert, há dois anos, Xuxa descobriu que estava com uma bactéria que causa a doença de Whipple. Para se ter uma noção, há registro de apenas duas pessoas com tal doença no Estado, segundo relatou Regert. 
Xuxa, após mais de um ano se sentindo mal, ao identificar o problema, começou um longo tratamento e voltou a se sentir bem. Porém, uma reação alérgica a um componente do medicamento fez com que fosse necessário interromper o consumo. Após ter o efeito colateral estabilizado, ainda de acordo com Regert, ele parecia estar bem, mas não voltou para verificar a situação da doença anterior. Há algum tempo, começou a ter "apagões". Segundo o irmão, na quarta-feira passada, ele caiu no pátio da residência, bateu a cabeça e precisou ser levado às pressas para o hospital. Foi constatato, então, que ele novamente apresentava os sintomas da doença de Whipple e o tratamento, assim, foi retomado. Agora, a família e os médicos aguardam que ele reaja. Pedro diz que identificou uma melhora nele no domingo, quando visitou o irmão.
Xuxa começou a pedalar ao lado do irmão em 1976, como relembrou Pedro. Foram várias as modalidades praticadas por ele, como bicicross e mountain bike - além disso, foi um dos primeiros pilotos. Foi campeão brasileiro várias vezes, também participou de mundiais e pan-americanos: tem mais de 500 troféus em sua coleção. Outra curiosidade é que, segundo mencionou Heron Regert, Xuxa foi o único a receber, em vida, uma homenagem do Rotary Internacional. Isso em 2012. Conforme Heron relatou em seu blog, naquela ocasião, a homenagem foi motivada não só pelos feitos esportivos, "mas principalmente por se tratar de uma pessoa idônea, sincera, simples no seu estilo e no tratar com as pessoas". 

A doença
Segundo o Ministério da Saúde, a doença de Whipple é o resultado de uma infecção bacteriana rara. A infecção quase sempre afeta o intestino delgado, mas também pode atingir outros órgãos, como o coração, os pulmões, o cérebro, as articulações e os olhos. Se não tratada, a doença pode ser progressiva e fatal. Outra informação relevante é que a infecção pode ser eliminada com o tratamento adequado, por meio de antibióticos, mas a doença pode voltar mesmo assim. Entre os principais sintomas da doença de Whipple estão articulações inflamadas e doloridas, diarreia, dor abdominal, perda de peso, além de febre, perda de apetite, fadiga e fraqueza. 

Deixe sua opinião