Central de Atendimento mantém serviços da Unipampa durante pandemia
Publicado em 01/08/2020

Geral

Foto: Arquivo/FS

Instituição criou ferramenta tecnológica para atender comunidade de forma virtual

A pandemia do novo coronavírus afetou  todos os setores da sociedade e no campo da educação, as instituições de ensino tiveram que buscar estratégias para manter os serviços administrativos para os estudantes. A tecnologia foi fundamental para que esse processo continuasse a ser mantido, principalmente, em uma universidade que recebe muitos alunos de outras regiões do Estado e Brasil.

Na Unipampa, com 10 campi em Bagé e em mais nove cidades das regiões da Campanha e Fronteira Oeste, a criação de uma Central de Atendimento da Unipampa foi estratégica para facilitar o atendimento aos usuários da instituição. Nela, ocorre a orientação de soluções disponíveis, demandando tarefas às equipes específicas.

O analista de sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Unipampa e coordenador da Divisão de Atendimento e Suporte da Central de Atendimento, Charles Rodrigues Bastos, explica que, em virtude da situação em que o país se encontra pela pandemia, bem como tendo a necessidade de preservar o isolamento social, sem o comprometimento do andamento das atividades essenciais realizadas pela Unipampa, foi criada, no final de março, a Central de Atendimento. “Ela possibilita que sejam disponibilizadas informações técnicas e orientações sobre sistemas de tecnologia disponíveis à comunidade acadêmica. Por ela, podem ser feitas solicitações via canais como e-mail, telefone, chat, sistema de chamados, formulários on-line e WhatsApp”, informa Bastos.

Conforme ele, esse espaço atua como ferramenta de interlocução com setores da universidade e a comunidade em geral. “Até mesmo atendimento remoto em computadores é disponibilizado. A Central de Atendimento também encaminha e faz solicitações para outros setores. Isso é importante porque temos muitos alunos oriundos de outras regiões do Brasil e que estão aqui durante essa pandemia, além de também ser um espaço para oferecimento de manuais e cursos sob demandas. Atualmente, a maior demanda, diz respeito ao uso das ferramentas de comunicação e ensino remoto. Nos últimos meses, a central realizou seis oficinas (webinares), com foco nas ferramentas de comunicação remota e gestão de conteúdo”, detalha o analista. Ele informa que também está sendo desenvolvido um laboratório virtual que dará condições de que o aluno conseguirá, fora do espaço físico da instituição, realizar trabalhos e pesquisas. “Será importante porque muitas pesquisas que estavam em andamento poderão prosseguir mesmo que o estudante e o pesquisador não estejam fisicamente na instituição utilizando os computadores que lá estão”, explica Bastos.

Para mais informações sobre a Central de Atendimento, onde cursos, formulários, chat e demais dados para contato estão disponíveis https://sites.unipampa.edu.br/atendimento/.  O horário de atendimento é das 8h às 12 e das 13h30min às 17h30min.

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