No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Cavalo traz prêmio de competição americana
Publicado em 03/12/2012

Rural

Foto: Aline Nunes/EspecialFS

Alma de Gato Cala Bassa conquistou o quinto lugar em competição nos Estados Unidos

O cavalo Crioulo Alma de Gato Cala Bassa, de propriedade da Cabanha Dom João, de Porto Alegre, conquistou no último sábado, a quinta colocação na final no NRHA Futurity – uma das maiores provas de rédea do mundo, que ocorreu na cidade de Oklahoma, nos Estados Unidos. O conjunto marcou 214 pontos e garantiu ainda 15 mil dólares.
Alma de Gato e seu treinador, o cavaleiro Roberto Jou, eram o único conjunto brasileiro na competição entre mais de 600 inscritos. Com o desempenho conquistaram, além da quinta posição no nível 1, a 10 no nível 2 e a 15 no nível 3.
O vice-presidente de Comunicação e Marketing da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), José Laitano, desde o início da semana, acompanhou de perto o desempenho de Alma de Gato no exterior e ficou extremamente animado com o resultado. “Nosso cavalo precisou passar a frente de 600 animais para chegar onde chegou”.

Preparação
Alma de Gato Cala Bassa foi criado por Marcelo Rezende Móglia, da Cabanha Cala Bassa, e comprado há cerca de dois anos por Sílvio Rickes para competir na modalidade de Rédeas. Desde então o animal vem sendo treinado por Roberto Jou para participar especificamente do NRHA Futurity & Adequan. “Ele tem um temperamento incrível e movimentos naturais. Os esbarros talvez sejam o seu forte”, avalia Jou.
 
O evento
 O NRHA Futurity & Adequan North American Affiliate Championship Show é um evento da elite de rédeas mundial que este ano está acontecendo em Oklahoma City desde o dia 22 de novembro. Entre todas as categorias, são três mil inscritos de aproximadamente 20 países e a premiação total chega a dois milhões de dólares.
Na State Fair Arena – local onde o cavalo brasileiro está competindo – acontece a disputa do Futurity, que é o Potro do Futuro. Neste caso, são quatro níveis na categoria Aberta e a premiação chega a 540 mil dólares.   

Deixe sua opinião