Covid-19
Casos confirmados na região não chegam a 1% do total do Estado
Publicado em 06/07/2020

Geral

Foto: João A. M. Filho

Relatório de casos confirmados de infecções pelo vírus SARS-CoV-2, elaborado pela 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, revela que os municípios de Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul já registraram 186 casos confirmados oficialmente da covid-19 desde o início da pandemia. Esse número representa 0,63% dos 29 195 casos totalizados nos 497 municípios gaúchos até a manhã de ontem. Em relação aos óbitos, a região contabilizou 0,3% das 663 mortes confirmadas da doença no Rio Grande do Sul.

Atualmente, somente um dos 51 respiradores destinados a atender pessoas com diagnóstico confirmado por coronavírus está em funcionamento. Trata-se de um paciente transferido de Caçapava do Sul, que apresenta quadro clínico grave e permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Caridade de Bagé. Outros dois estão também internados na UTI da Santa Casa, oriundos de São José do Norte, além de dois pacientes de Bagé – um idoso de 70 anos, que apresenta quadro estável e uma mulher de 29, que ainda não teve diagnóstico confirmado.

No caso do idoso, que já teve a infecção confirmada por exame RT-PCR, a contaminação ocorreu  no aniversário de 70 anos do homem, que teria recebido a visita de parentes de Rio Grande. A prefeitura informou à imprensa que os familiares do idoso estão sendo monitorados pelas autoridades de saúde.

Atualmente, a taxa de internação de pessoas com síndromes gripais, suspeitas ou confirmadas da covid-19 na região não ultrapassa 15% da capacidade de leitos, conforme relatou o titular da 7ª CRS, Ricardo Necchi. 

Deixe sua opinião