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Carteira de Trabalho digital já está em vigor
Publicado em 26/09/2019

Geral

Foto: Reprodução/FS

Documento físico deve ser guardado para comprovações

A Carteira de Trabalho digital é um documento totalmente eletrônico e equivalente à antiga. De acordo com informações oficiais da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a ideia, com a mudança, é reduzir a burocracia e os custos. Com o documento digital em vigor, ao ser contratato, o trabalhador não precisará apresentar a carteira de papel, bastando, assim, informar o número CPF ao empregador. O registro será realizado diretamente de forma digital. 
A Carteira de Trabalho Digital está prevista na Lei da Liberdade Econômica, que foi sancionada na sexta-feira. Conforme divulgação, o documento digital já está previamente emitido para todos os brasileiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF), mas cada trabalhador terá de habilitar o documento, com a criação de uma conta de acesso: basta acessar o link https://www.gov.br/pt-br/temas/trabalho-emprego e acessar "Carteira de Trabalho digital". Uma curiosidade é que a Carteira Digital tem como identificação única o número do CPF do trabalhador, que passa a ser o número válido para fins de registro trabalhista. 

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