Informações extraoficiais relatam tentativa de revista nas celas
Briga entre apenados teria gerado motim
Publicado em 02/06/2020

Segurança

Foto: Fernando Tólio

Força Tática cercou o presídio e reprimiu presos que estavam no pátio

Apenados do setor oeste do Presídio Regional de Bagé (PRB) deram início a um motim na tarde de ontem. A revolta dos presos teria iniciado a partir do anúncio de revista nas celas, o que teria desagradado os internos. Assim que os primeiros sinais de distúrbio começaram, presos de outro pavilhão, que estavam no pátio, jogaram pedras contra as guaritas e a passarela do muro, onde os policiais da Brigada Militar mantêm a vigília externa.      

Tão logo os primeiros tijolos e pedaços de concreto foram arremessados, a sala do centro de operações do 6º Regimento de Polícia Montada (RPMon) acionou a Força Tática. O efetivo do policiamento ostensivo também foi deslocado para o local, a fim de auxiliar na contenção dos presos. Porém, segundo o comandante do RPMon, major Renan, não foi necessária a atuação dos policiais. O efetivo agiu apenas no reforço da guarda nas galerias e no muro.

Os agentes da Força de Intervenção da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) contiveram os presos. De acordo com a assessoria de imprensa da Susepe, por meio de nota oficial, houve uma briga entre dois presos, inclusive, com o uso de faca. Um dos agentes tentou intervir e foi ferido, mas sem gravidade. O agente e os dois internos foram encaminhados ao Pronto-Socorro da Santa Casa de Caridade de Bagé, atendidos e realocados à casa de custódia. Todos passam bem. Não houve danos materiais na estrutura da penitenciária.

Deixe sua opinião