No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Bayard garante continuidade de projetos
Publicado em 25/01/2020

Geral

Foto: Divulgação/FS

Secretário destaca que iniciativa acontecerá no dia 16 de fevereiro

A praça Júlio de Castilhos, conhecida pelos bageenses como “praça da Estação”, sediará o novo projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI): o Brique da Estação. De acordo com o secretário da SDI, Bayard Paschoa Pereira, a proposta é reunir admiradores de antiguidades, colecionáveis, além de produtos novos, artes, entre outros. “A ideia é diversificar! Trazer brechós, reunir colecionadores de selos, moedas, gibis, sebos, vinis, além de uma praça de alimentação e apresentações musicais”, conta Bayard. O evento acontecerá no dia 16 de fevereiro e, conforme Pereira, a iniciativa é diferente do que é estabelecido em projetos como o “Sábados Azuis”, sendo inspirado nos chamados bazares a céu aberto, como o Brique da Redenção, em Porto Alegre.

Segundo o secretário, o evento aposta também em incentivar os pilares da sustentabilidade, promovendo a ideia de renovar, reparar e reutilizar. “O Brique da Estação busca resgatar a memória de um ponto histórico da cidade, a antiga estação de trem, onde hoje é o centro administrativo do município. Buscamos também, através desta iniciativa, motivar hábitos sustentáveis que, se cultivados, contribuem na construção de um mundo melhor de se viver”, diz.

O espaço será aberto também para artesãos locais. Todas as pessoas interessadas em expor ou comercializar seus produtos, podem entrar em contato através do telefone 3240 5183, ou diretamente na sede da secretaria, localizada na rua Caetano Gonçalves, 1151 (anexo ao Centro Administrativo).

Eventos já programados

Bayard comenta que a primeira atividade da pasta, a feira de uvas, realizada desde quinta-feira, no largo do Centro Administrativo, já obteve uma grande aceitação dos bageenses. “Os produtores, na quinta-feira, venderam toda a produção de uvas que trouxeram para expor. Dessa forma, decidimos manter o evento no final de semana, encerrando-o na segunda”, informa o titular da SDI.

Sobre novos eventos, o secretário destaca que no dia 9 de fevereiro acontece a edição da feira orgânica ecológica e colonial. Os Sábados Azuis terá a primeira edição de 2020 no dia 7 de março. “Escolhemos essa data porque o clima está mais favorável para os lojistas poderem expor os produtos na avenida Sete de Setembro. Será uma edição especial”, antecipa o secretário.

Ainda em março, será realizada a já tradicional edição do Festival de Cervejas da Campanha, isso nos dias 14 e 15. Em abril, nos dias 4 e 5, acontecerá o Encontro Internacional de Veículos Antigos. “Será uma atividade bem interessante e que será feita em parceria com o grupo ‘Clássicos Bagé’”, detalha o titular da SDI.

Vinda de empresas

Bayard Paschoa Pereira retomou seu posto na SDI no dia 9 de janeiro. Ele comenta que, desde então, tratou de ações para atração de novas empresas à cidade. “Nesse período já conseguimos boas notícias para o município. Uma é o grupo catarinense da RT Incoporadora, com matriz em Chapecó e que trabalha com foco no setor calçadista, esportivo e artigos fitness e será instalada na avenida Sete de Setembro, em local que já está sendo preparado para recebê-la. Há poucos dias tivemos o anúncio de que Bagé será uma das quatro cidades a receber a unidade da Colombo no segmento pet”, afirma Pereira. O empreendimento funcionará na rua Paulo Corrêa Lopes, 15, bairro Getúlio Vargas.

Questionado sobre o andamento da instalação de unidade das lojas Renner, em prédio onde funcionava a antiga Casa Carioca, o secretário frisa que a movimentação segue em andamento, onde será feita uma reforma significativa. “Estamos monitorando esse empreendimento e a ação de implementação da unidade está dentro de uma situação normal”, assevera, garantindo a instalação da loja na cidade. Já sobre a unidade da Havan, Pereira reitera que ao ter ficado alguns meses fora do cargo de secretário, ficou impossibilitado de dar andamento nas tratativas com a empresa catarinense. “Aproveitaremos que amanhã (neste sábado) será inaugurada a unidade da empresa em Pelotas e, retomaremos, o convite para que venham visitar a cidade e também demonstrarmos as áreas que já estão pré-selecionadas na avenida Santa Tecla e que poderão sediar uma unidade da Havan. Queremos avançar nesse sentido, pois nossa proposta é posicionar Bagé demonstrando o interesse e o potencial da cidade para atrair uma empresa desse porte”, declara Bayard Paschoa Pereira.

Deixe sua opinião