Bagé recebe veículos novos para a saúde
Publicado em 04/06/2020

Geral

Foto: Thaís Nunes

Ambulância faz parte do programa de renovação da frota do Ministério da Saúde

A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência recebeu quatro veículos Gol e uma ambulância. Os carros foram adquiridos por meio de emenda parlamentar destinada pelo senador Lasier Martins (Podemos). A ambulância faz parte do programa de renovação da frota do Ministério da Saúde.
Em um primeiro momento, os quatro veículos serão destinados ao transporte de pacientes que utilizam o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). De acordo com o relato do agora ex-secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, o município gastava montantes altos com a manutenção dos carros antigos. “Já tivemos meses em que o custo gasto em manutenção ultrapassou a marca de R$100 mil. Esse dinheiro poderia ser utilizado para a compra de carros novos e ainda sobraria para fazer outros investimentos”, conta. Desde o início da gestão, o município soma 32 novos veículos para a frota da Saúde, representando uma economia de aproximadamente R$ 70 mil em serviços de oficina e mecânica. 
Conforme explicou Kalil, os veículos novos serão utilizados em viagens intermunicipais de pacientes, substituindo os que circulam atualmente. Estes devem ser realocados para uso dentro da cidade.

Tom de despedida
Durante a entrega dos veículos, Mário Mena Kalil se despediu da pasta da Saúde. Devido ao período eleitoral, ele atendeu a um pedido do prefeito Divaldo Lara e se afastou do cargo. Na pasta desde o início da gestão, Kalil disse que pretende se dedicar mais à Medicina e que não abandonará a equipe de governo. “Vou continuar como voluntário na equipe de combate à covid-19 e também vou me dedicar ao ambulatório de mastologia e cirurgia ginecológica do município”, garantiu. No lugar dele, Deise Quadros, que atuava como chefe de gabinete, deve assumir a titularidade da pasta ainda hoje.

O prefeito Divaldo Lara salientou que é mais uma aquisição que garante qualidade ao transporte daqueles que necessitam realizar tratamento em outros municípios. “É uma conquista importante e que me orgulha muito porque a frota de Bagé está 100% renovada. Com isso, temos condições de afirmar que Bagé é uma cidade diferenciada no cuidado e no tratamento das pessoas. Aproveito para agradecer toda equipe do transporte pelo trabalho desenvolvido, o comprometimento e a dedicação aos pacientes”, disse.

Deixe sua opinião