Bagé de ontem e de hoje
Publicado em 01/12/2015

Editorial

Mais essencial que decorar datas importantes da história é entender o significado que cada acontecimento teve e como ele influenciou o mundo em que vivemos. Nessa perspectiva, ter exatidão sobre fatos ocorridos é primordial para o desenvolvimento de estudos ou mesmo para conhecermos, a fundo, a sociedade na qual habitamos.
Assim, de uma maneira bem local, é de se destacar o lançamento ocorrido ontem, do livro “Bagé de ontem e de hoje”. Uma obra que reúne 270 artigos do escritor e historiador Tarcísio Antônio Costa Taborda, publicados entre os anos de 1939 e 1994.
Trata-se, na prática, de um compilado de informações que, em 656 páginas, reaviva fatos de uma Bagé conhecida somente por quem vivenciou aqueles anos passados.
São ações como essas que motivam o aprofundamento de análises históricas para entendermos nosso passado e, somente após, escrevermos nosso futuro. É um trabalho não apenas voltado para acadêmicos e estudiosos, mas para todos que nesta terra residem.
Não bastasse o cunho exponencial deste trabalho encabeçado pela professora Élida Hernandes Garcia, o livro ainda conta com personalidades do mais alto grau de conhecimento da Rainha da Fronteira. A apresentação é de Cláudio de Leão Lemieszek e a biografia de Taborda é assinada pelo jornalista Mário Lopes.

Deixe sua opinião