Artistas têm até sábado para inscrever projetos em edital
Publicado em 30/06/2020

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Foto: Antonio Sapper/Especial FS

Seleção contemplará 47 iniciativas, somando R$ 100 mil

Estão abertas até sábado as inscrições para o edital emergencial intitulado “Fomento à Cultura 2”. O concurso vai selecionar projetos culturais de pessoas físicas e jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos. Os interessados têm até o dia 4 de julho para submeter às inscrições. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) funcionará até sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. No sábado, o horário será das 8h às 12h e das 14h às 17h. Ao todo, serão contemplados 47 projetos, que receberão, no somatório, R$ 100 mil.
De acordo com o que está descrito no edital, “receberão financiamento por meio da premiação, para o desenvolvimento de produtos culturais de diversos seguimentos, para reprodução exclusiva em plataformas digitais, Facebook, YouTube e/ou Instagram do próprio proponente ou coletivo cultural”. De acordo com o documento, os projetos são classificados em sete categorias: espetáculo de teatro, arte circense, dança, música, literatura, audiovisual e produtos culturais para as redes sociais desenvolvidos por entidades culturais sem fins lucrativos.
É importante que os interessados fiquem atentos ao edital, já que há alguns requisitos específicos que devem ser cumpridos. Um deles, por exemplo, é que o produto cultural oferecido no projeto, terá que ter a duração mínima de 30 minutos. Além disso, os projetos passarão por um processo de seleção, em que serão avaliados por uma comissão de mérito, que será formada conforme resolução da Secult. Na seleção, os projetos serão avaliados nas categorias gestão do projeto, relevância artístico-cultural, rebatimentos sociais, desenvolvimento da cadeia produtiva da cultura, fortalecimento do mercado cultural e interação e solidariedade entre agentes culturais. Todas as categorias somam 120 pontos. 
Segundo informações da Secult, é necessário que os artistas fiquem atentos aos prazos. “É importante que não deixem para a última hora. Estamos com uma equipe à disposição para orientá-los e auxiliá-los. Vale a pena lembrar que a divulgação nas redes sociais é sobre as dicas, lembretes, para os artistas terem um bom entendimento”, explica a pasta por meio da assessoria de comunicação. As informações completas podem ser conferidas nas redes sociais da secretaria e o edital está disponível no link https://www.bage.rs.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/EDITAL.pdf.

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