No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Após três horas de reunião, Divisão de Acesso fica suspensa por tempo indeterminado
Publicado em 26/03/2020

Esportes

Foto: Thaís Nunes

FGF aguarda evolução da pandemia para decidir futuro da competição

Três horas. Nada resolvido. Esse foi o resultado da videoconferência organizada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para decidir o futuro da Divisão de Acesso. A partir de agora, o campeonato fica suspenso por tempo indeterminado e não mais por 15 dias.

Na tarde dessa terça-feira, foi realizada uma videoconferência entre o presidente da FGF, Luciano Hocsman, o diretor jurídico Carlos Schneider, e o advogado trabalhista Ricardo Gehling, junto aos representantes dos 16 clubes que participam do Acesso. No encontro, ficou estabelecido que o torneio permanece suspenso por tempo indeterminado, já que todos dependem da evolução e controle da pandemia de coronavírus, para que uma nova data seja estipulada para a bola voltar a rolar, garantindo a segurança e a saúde de todos. Enquanto isso, os clubes devem aguardar as instruções dos órgãos de saúde competentes para que, somente após isso, a FGF possa definir uma solução.

De acordo com informações da FGF, a entidade seguirá mantendo conversas com o Sindicato de Atletas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul (Siapergs) e o Sindicato dos Empregados em Clubes Esportivos e em Federações no Estado do Rio Grande do Sul (Secefergs). Ainda segundo a FGF, o objetivo desta ação é "ajustar parâmetros futuros, a fim de garantir a segurança e salvaguardar os direitos de todos".

Ainda sem definições concretas, os clubes devem aguardar por uma audiência junto a alguns órgãos, como Justiça do Trabalho e os sindicatos, com o aval da FGF, para que a questão seja finalmente decidida. 

Em virtude da pandemia de Covid-19, a FGF decidiu, na segunda-feira passada, suspender a realização da Divisão de Acesso por 15 dias. Em um primeiro momento, a entidade definiu que os jogos da rodada seriam disputados com portões fechados para evitar aglomerações. Porém, após a manifestação contrária de diversos clubes, a FGF optou pela paralisação. O prazo inicial de suspensão acabaria neste final de semana. Agora, a competição fica parada por tempo indeterminado. Nós bastidores, fala-se que o Acesso pode ser retomado no segundo semestre, até mesmo em paralelo com a realização da Copinha. Mas, diante do cenário atual, é impossível fazer esse tipo de previsão, já que não se sabe quando a pandemia estará controlada e os eventos com aglomerações possam ser feitos normalmente. Inclusive, a FGF tem sido bastante cautelosa nesse sentido.

Deixe sua opinião