Aplausos - 6 de fevereiro de 2020
Publicado em 06/02/2020

Social

Foto: Divulgação/FS

Regina Grillo Gomes Macedo, Lola Rodrigues, Heloísa Beckman, Dulce Dias, Fábio Lucas, Lúcia Grillo Gomes

NA SOCIAL anterior, comentei estudo de Juracy Almeida sobre identidade humana, lembram? Ele diz que responder às perguntas “quem sou eu”? , “quem é você?”, “quem é ele ou ela?” é localizar simbolicamente alguém no espaço das relações entre os outros indivíduos, é inclui-lo (a) em grupos maiores, nos quais a individualidade é singularizada e contrasta com as demais. Dizer quem é alguém é dizer de qual grupo ele faz parte. Voltei ao texto para exemplificar a teoria de Almeida com o nome de Regina Grillo Gomes Macedo.

NUM encontro nosso, na casa da Lúcia Gomes, escutei, atentamente, Regina relembrar as inúmeras viagens à Europa que fez na companhia de dona Mariazinha Grillo Gomes. O que mais me encantou foi a simplicidade dela contando que viu e viveu nos países que visitou e não foram poucos, viagens de longa duração, meus queridos! Quando ela me explicou como chegou à chefia de banquetes da rede Plaza de Hotéis (São Rafael POA/Itapema); depois, hotéis Jandaia e Plaza Verde (em Livramento), tudo dito com inteligência e de um jeito que prende a atenção de quem a escuta. São histórias de vida de uma mulher de natureza sofisticada. Regina Macedo não deseja ser, ela é. Nos relatos de suas viagens, dos eventos importantes que elaborou aparecem nomes de grandes empresários, artistas, políticos, modelos famosas e por aí segue. Tudo isso e mais as saborosas receitas inventadas por Regina muito bem podem ilustrar um livro; esse eu compro. Aplausos!

 

NO TEMPO DAS MARCHINHAS, neste sábado, das 20h às 24hh, no Centro Histórico de Santa Thereza; músicos do Imba vão embalar a festa que até concurso de fantasias (originalidade). Entre os empresários que apoiam este evento: Mário Antônio (Gavelux), Marcos Biacchi (Tterrasul VW)... DOMINGO (9), às 20h, no Imba, espetáculo: "O empregado do barulho", teatro Serelepe. O valor do ingresso, R$10 será revertido para compra da lona do Serelepe que foi destruída num desses temporais. Aplausos!

 

PRESIDENTE da Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo, Solange Fernandes Miranda... PADRE Alex Kloppenburg assume neste sábado (8), a Paróquia Santa Teresinha, em Livramento. Ele esteve por mais de 10 anos pároco na igreja Nossa Senhora do Patrocínio, Dom Pedrito. Para o lugar dele, o bispo dom Cleonir Paulo Dalbosco elegeu o padre Roberto Carlos que assumirá o posto dia 1º de março. Aplausos!

ALIÁS, o bispo diocesano dom Cleonir Paulo Dalbosco chegou/chegando; são tantas as alterações nas igrejas que compõem a Diocese de Bagé; os freis Eudes Zanon e Robson Chiarentin, na igreja Auxiliadora... E na Catedral de São Sebastião, o padre Jair da Silva assumiu funções de pároco já pela terceira vez, oba! Observem que ele esteve até dia 31 de dezembro passado, atuando na paróquia de Santa'Ana, em Santana do Livramento. E tem mais, padre Airton Gusmão foi transferido para Rosário do Sul. Aplausos!     

SEGUNDA-FEIRA (3), no Roda Viva, da TV Cultura, entrevista com Fernando Meirelles, comandada pela jornalista Vera Magalhães. O diretor de "Dois Papas", filme sobre Francisco e Bento 16, explicou detalhadamente o enredo do filme, qual era a intenção inicial e a mudança que ocorreu para deixar a história como aparece na tela agora:  o diálogo e a tolerância entre dois velhos “vizinhos” que têm pontos de vista exatamente ao contrário sobre os mais diferentes assuntos; os da igreja inclusive. O filme conquistou elogios da crítica, além de indicações para o Oscar e para o Bafta, a academia britânica. Aplausos!

DESDE ontem (5), os artistas que integram a Associação dos Ceramistas de Candiota estão expondo na galeria de arte Edmundo Rodrigues, Palacete Pedro Osório. São peças de extremo bom gosto para decorar a casa. A argila é coletada diretamente na mina de rejeitos da extração do carvão na CRM. Todo o processo de secagem, limpeza e preparo é feito manualmente até chegar ao ponto exato da massa. Os artistas da Associação de Ceramistas mantêm  ateliê coletivo no Centro Cultural de Candiota. Atualmente, Vanusa Teixeira está na presidência da Associação. Fazem parte: Angélica Teixeira, Bibiana Silveira, Cibele Iloreto, Daniela Paré, Fabiane Fernandes, João Henrique Duarte, Júlia Lemos, Jelma Pereira, Juliana de Aguiar, Maria Inês Alves, Mauro Nunes, Regina Marques, Sandriani Braga, Vaniza Bueno. Aplausos!

Deixe sua opinião