Aplausos - 5 de novembro de 2019
Publicado em 05/11/2019

Social

Foto: Divulgação/FS

Maria Luísa Teixeira convida a comunidade para outro brechique, dias 9 e 10, lá em Santa Thereza

A ARTE é a melhor maneira de se descansar um pouco de nós mesmos”, diz o filósofo alemão Frederick Nietzsche, no livro: A Gaia Ciência, Editora Companhia das Letras. Justamente por sermos, no fundo, homens pesados e sérios, e antes pesos do que homens, nada nos faz tanto bem como o chapéu do bobo. Necessitamos dele diante de nós mesmos – necessitamos de toda arte exuberante - para não perdermos a liberdade de pairar acima das coisas.

 

FEIRA DO LIVRO de Bagé, 22ª edição, vai inaugurar amanhã (6), às 20h, no Largo do Centro Administrativo. Porém, a programação inicia-se a partir das 9h30min. À noite, apresentação da Orquestra Jovem do Pampa, regência maestro Joab Muniz. Após, música nativista com Alexandre Brose. Aplausos!

 

SEXTA-FEIRA (8), às 16, na Feira do Livro: “Contos para Cantar”, Confraria La Gerba (Unipampa); domingo, às 18h, apresentação de Candombe pelo Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteira. 

POR FALAR em Candombe, será que Adriana Ferreira vai trazer a Bagé o documentário: “Uruguai na Vanguarda”, do diretor mineiro Marco Antônio Pereira, que conversa cientistas políticos e sociais, historiadores, ativistas, educadores, políticos e artistas. Na última parte do documentário, o tradicional ritmo do Candombe, um dos símbolos de afirmação e resistência para a comunidade negra uruguaia. O filme longa-metragem mostra como os movimentos sociais ajudaram a transformar a história do Uruguai nos últimos anos antes mesmo de Mujica assumir a presidência.         

 

BIBLIOTECA PÚBLICA, sexta-feira (8), às 19h, leitura de poesias de Fernando Karam na voz de Tom Wayne, oba!... DOMINGO (10), às 21h30min, momento musical Tiago Cesarino na Feira do Livro... JANTAR LUZ, sábado (9), no Clube Caixeiral, vai assinalar os 60 anos da Instituição Caminho da Luz; convites R$ 60. Aplausos!

 HOJE, desfile da moda MG, na loja das Kalil, Michele e Gárdia. O Grupo Amor Solidário agradece a quem prestigiar esse evento de moda e solidariedade... AMANHÃ (6), no Cantegril Clube, jantar em homenagem aos 50 anos do Curso de Direito, Urcamp; o advogado, professor Eron Vaz está coordenador do Direito; entre os docentes, os advogados, professores Vilmar Pina, João Leonardo Roschildt com quem conversei dia destes no programa Aplausos, na Difusora/Antena 1. Aplausos!

PIANISTA Artur Avelo Simões Pires, neto da Maria Luísa Avelo, vem da Suíça onde reside participar do “V Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano”, em Florianópolis, de 5 a 9. Este evento é promovido por diversos Cursos de Música de universidades públicas através de um acordo de cooperação entre elas: UFSM, UFPel, UFPI, UFSJ, UDESC e por aí segue. O da Unipampa não comparece nesta relação, mas deveria. Voltando ao Artur Simões, dia 15, ele estará em Bagé para ministrar workshop no Piano Studio Cheisa Goulart – música e movimento, até os profissionais da dança são convidados a participar. Ah, a professora de piano vai a Floripa apresentar detalhes do projeto Piano Forte e também fará uma master classe sobre sua Pedagogia do Piano. Aplausos!

FAMÍLIA SIMÕES PIRES vai se reunir, outra vez, dia 16, para confraternização  no Círculo Militar de Bagé. Os Simões Pires têm origem no Arquipélago de Açores onde nasceram Matheus e Catarina Inácia, que tiveram dois filhos. A primogênita, Vicência Joaquina casou com João de Souza Pimentel, não deixaram descendentes. Antônio, o filho varão, casado com Maria do Carmo Violante de Vasconcellos, tiveram 14 filhos.  Deles descendem os mais de 200 mil descendentes, residentes no Brasil e Exterior. Foi dr. Adauto Simões Piores quem me contou essa história da família dele. Aplausos!

MARCA “Fulana de Tal”, da estilista Bruna Bielerman, atravessou o Atlântico para se estabelecer na capital da Espanha; ano que vem, loja em Madri vai vender a produção da “Fulana de Tal”... SERÁ na Tarragona (com bandeira Santa Hora), o encontro, dia 15, à noite, dos Pequenos Cantores do Colégio Silveira Martins que prestarão homenagem para: Gilca Nocchi Collares, Gilca Paiva, Maria de Lourdes Colmam, Teresa Nogueira, Susana Silva, Diana Not Alencar, Ligia Guimarães, Ana Maria Santos, Valdir Ramos, entre outros. Aplausos!

Deixe sua opinião