Aplausos - 30 de maio de 2020
Publicado em 30/05/2020

Social

Foto: Divulgação/FS

Ana Carolina Barcellos Vieira Sá, clic Diones Alves

PROJETO gráfico da Editora Gazeta de Santa Cruz Ltda, coordenação editorial: Romar Rudolfo Beling, Suzi Montano e Janaína dos Santos. O luxuoso álbum: “Grandes Nomes da Arquitetura no Rio Grande do Sul”, 148p., editado em março último, traz projetos de alguns profissionais de Bagé: Rachel Beckman Morgado, Carol Vieira Sá, Dineu Borba Neto, Azucena Fonseca, Henrique Nóbrega Jr. Bruno Bastianello entre outros “arquitetos associados”.

TEXTO de apresentação do álbum, autor Gaston Bachelard; tradução, Antônio de Pádua Danesi: “Pretendemos mostrar que a casa é uma das maiores forças de integração para os pensamentos, as lembranças e os sonhos do homem. Nessa integração, o princípio  de ligação é o devaneio. O passado, o presente e o futuro dão a casa dinamismos diferentes, dinamismos que não raro interferem, às vezes, se opondo, às vezes, excitando-se mutuamente. 

NA VIDA do homem, a casa afasta contingências, multiplica seus conselhos de continuidade. Sem ela, o homem seria um ser disperso. Ela mantém o homem através das tempestades do céu e das tempestades  da vida. 

É CORPO e é alma. É o primeiro mundo do ser humano. Antes de ser “jogado no mundo”, como o professam as metafísicas apressadas, o homem é colocado no berço da casa. E sempre, nos nossos devaneios, ela é um grande berço. Uma metafísica concreta não pode deixar de lado este fato, esse simples fato, na medida em que ele é um valor, um grande valor ao qual voltamos nos nossos devaneios. O ser é imediatamente um valor. A vida começa bem, começa fechada, protegida, agasalhada no regaço da casa.’’ Martins Fontes, 2008, São Paulo, 356p.

Deixe sua opinião