Aplausos - 27-5-20
Publicado em 28/05/2020

Social

Foto: Divulgação/FS

AR  DE  COLECIONADOR 

EMPRESÁRIO, engenheiro civil, Neimar Azambuja Vargas coleciona antiguidades; de modo muito particular, ventilador. Outra paixão dele são as esculturas em mármore.

ESTA edição mostra um pouco da história dos ventiladores que Neimar Azambuja coleciona há mais de 25 anos. Ele conta que o inventor do ventilador elétrico, em 1847, foi Benson Bidwell, americano que morava em Toledo, Ohio. Logo em seguida, surgiram outros modelos de corda ou manivela. Também movidos a álcool, gasolina ou querosene. E até movido a água e a bateria.

ASSIM, começaram a ser fabricados ventiladores em grande escala pelas principais fábricas de eletrodomésticos:  Mareli, Westinghouse e General Eletric. Algumas delas ainda se mantêm no mercado americano e europeu. 

ALÉM de colecionar, Neimar é quem restaura os ventiladores que compra, muitos chegam faltando peças, ele precisa comprá-las pela internet, pois dificilmente as encontra no Brasil. O mecanismo que faz os ventiladores girarem é o que mais estraga, bem como as fontes de energia.

COM MAIS de 200 modelos, um diferente do outro, todos funcionam perfeitamente.  

PARA Neimar Azambuja Vargas: “colecionar estes ventiladores é uma maneira de ver passar a história em seu agradável arranjo, em  suas formas e variedades. Em cada um deles vejo a evolução industrial  por qual passou o mundo.”

Deixe sua opinião