Aplausos - 26 de setembro de 2019
Publicado em 26/09/2019

Social

Foto: Divulgação/FS

Angela Zafari, Heloisa Beckman, Rachel Morgado, Lola Rodriguez, “Salvar Vidas”, AZ Galeria, clic Fábio Lucas

DELICADEZA SUPREMA. “Mundo vasto mundo”, Drummond de Andrade, no “Poema das Sete Faces”, [...] “ eu devia te dizer, mas essa lua, mas esse conhaque, botam a gente comovido como o diabo”. É assim que fico quando o casal Pedro Xexéu e Mônica faz contato comigo; ela está diretora do Museu Nacional de Belas Artes/Ibram - Rio de Janeiro. As gentilezas de Pedro e Mônica comovem a gente!

MÔNICA XEXÉU contou-me que neste momento a artista gaúcha Marilice Villeroy Corona expõe no MAM: “Entre o acervo e o estúdio”; Marilice é professora de pintura do Departamento de Artes Visuais e do PPG-AV do Instituto de Artes da UFRGS.  Ela explica que a seleção das 32 obras que integram a mostra “Entre o acervo e o estúdio” foi determinada pelo estudo dos gêneros, o caráter autorreferencial da maior parte das imagens, a qualidade pictórica que apresentam, a potência da imagem para gerar novas relações e também por aspectos afetivos, pessoais. A artista criou instalações que reúnem pinturas de sua autoria, dialogando com obras do acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli e do Museu Nacional de Belas Artes. Aplausos!

TEM MAIS, Mônica Xexéu disse-me ainda que um dos mais reconhecidos pintores brasileiros e considerado um dos mentores da chamada ‘Geração 80”, Luiz Aquila apresenta produção inédita de trabalhos na exposição “Luiz Aquila III Milênio - criação em aberto”, agora, na Sala Bernardelli do MNBA, a mostra reúne 30 pinturas, que contam com a liberdade criativa do artista para articular cores e contrastes, através de planos e pinceladas presentes e expressivas com dimensões que vão de 70x90cm até 210x140cm. Detalhe, estas duas exposições poderão ser visitadas até dia 1º de dezembro. Aplausos!

NARRATIVAS VISUAIS, na Casa de Cultura Pedro Wayne, amanhã (27), às 19h, integram esta mostra obras de: Amélia Teresinha Pinheiro, Bernadete Nicoloso, Deli Germano, Jussara Casarin, Lola Rodriguez, Lúcia Gomes, Heloísa Beckman, Maria Inácia Deble e Norma Vasconcellos. Aplausos!

 EXPOSIÇÃO itinerante de bombas de chimarrão pode ser visitada até a próxima segunda-feira (30), no Museu Dom Diogo de Souza. A exposição é o resultado da pesquisa realizada pelo mestre em Patrimônio Cultural, Ricardo da Silva Meyer, da UFSM... GALERIA de arte Edmundo Rodrigues apresenta duas exposições. Além das fotografias do grupo da UFPel, chegaram telas a óleo da artista mineira Belquiss Schireiber, de Sete Lagoas. Na coleção “Detalhes de Minas”, casario e flores, muitas flores. Aplausos!  

 INTERESSANTE esta proposta da vereadora Sonia Leite que aprovou a Entidade Artística Pianistas de Bagé e a Fanfarra da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada como patrimônio Cultural e Histórico de Bagé. Agora, o prefeito Divaldo Lara deve sancioná-la nos próximos dias, oba!

LEMBRAM o que escrevi a respeito dos PIANISTAS DE BAGÉ?  Concerto didático dia 29 de novembro, na escola estadual Salgado Filho, em Gramado. Dia 30, concerto na Sociedade Recreio Gramadense, evento assinado pela  empresa  Branco Produções  e patrocinado  pela Claro. Em abril,  a mesma programação vai se realizar em Bagé com patrocínio da Claro, é claro, meus queridos! Pois, esta semana, a Gramado Tur aprovou este concerto dos “Pianistas de Bagé” como parte dos festejos dos 65 anos da cidade de Gramado. Aplausos!

DIA DA CRIANÇA, o grupo das rosas (leia-se Casa da Amizade) é quem preparada recepção amanhã (27), às 16h, reunindo as sócias e as amigas que deverão contribuir com a festa do “Dia da Criança”. Lúcia Segredo Blanco vai expor as novidades da “Mimos e Regalos”... HOJE, manhã e tarde, no salão nobre da prefeitura, Seminário Regional de Políticas Públicas com o tema: Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. A chefe de Polícia/RS Nadine Farias Anflor vem palestrar, a delegada Daniela Borba de Borba também. Aplausos!

Deixe sua opinião