Aplausos - 12 de novembro de 2019
Publicado em 12/11/2019

Social

Foto: Divulgação/FS

Amigas que homenagearam Rafaela Ribas em nome do Cultura Sul, aplausos!

OS LIVROS que selecionei. “Teixeirinha – Coração do Brasil”, do jornalista Daniel Feix, que autografou domingo (10), na Feira do Livro de POA.  Esse livro traz informações inéditas sobre a vida e a obra do ícone da trova no Rio Grande do Sul. Resultado de 15 anos de pesquisa sobre o universo de Vitor Mateus Teixeira. As histórias embora já conhecidas vêm em textos muito bem escritos. O jornalista  Daniel Feix é crítico da Zero Hora, aliás, ele é membro da Associação de Críticos de Cinema/RS  e da Associação Brasileira de Críticos de Cinema. A apresentação do livro é do jornalista Juarez Fonseca: “A biografia escrita pelo Feix já nasce definitiva, empolgante, não deixa nenhum detalhe para trás. Daniel foi em busca das origens mais remotas do cantador, percorreu suas trilhas, investigou a fundo sua personalidade, entrevistou dezenas de pessoas, do círculo familiar mais íntimo ao mundo profissional da música e dos negócios.”

 SONHAS COM  ESTRELAS, de Leslie G. A obra fala de “inteligência artificial”. Ana é uma jovem  que tenta se adaptar à sua nova realidade enquanto procura esperança em dias cinzentos. Quando, quase sem intenção, ela se envolve em uma história que pode definir o destino da humanidade, precisa lidar com seus medos não apenas para sobreviver, mas para proteger aqueles que confiam nela. Um dia cheio de imprevistos a levará a descobrir segredos obscuros e encontrar o amor onde ela menos espera. (...)

 “ENTRE ELES”, de Paulo O. Pelegrim, conta história de um garoto recluso, com poucos amigos e muita dificuldade de lidar com os desafios do cotidiano. Para quem tem filho autista é leitura obrigatória... Também, “A grama verde”, de João Leonardo, professor do curso de Direito da Urcamp. Fui direto ao capitulo: “Decadência Cultural”; esta reflexão deveria envolver a sociedade como um todo. É impressionante na “Feira do Livro” a maioria está nem aí para os livros, pode?

DE notório saber, Cristiano Barbosa, professor, tradicionalista e escritor, prendeu minha atenção ao falar sobre origens, danças e trajes gaúchos. Percebe-se que Cristiano fala de algo que estudou a fundo, merece aplausos!

 AGORA, se alguém me pedir para resumir a 22ª Feira do Livro de Bagé em um único momento minha resposta é: “sarau literário do Cultura Sul em memória de Rafaela Gonçalves Ribas” e ponto final. Tal qual a gente imaginava: inteligente, dinâmico, elevado, coreografo, uau!  Lorena Vieira cantou músicas de que Rafaela mais gostava: New York, New York (Sinatra). Lorena poderia ter emplacado “My Way”, outra que Rafinha adorava, uau!

Ah, mas Lorena cantou Roberto Carlos, a plateia aplaudiu. Em volta da mesa de chá: Beta Salgado, Sônia Alcalde, Sarita Barros, Miriam Simões Pires, Mariana Loraldino, Andreia Benchinmol e Maristela Lemos. Ouvi dizer que Dr. Adauto Simões Pires é o mais recente membro do Cultura Sul. Aplausos!

 AMANHÃ (13), a direção da Casa da Amizade receberá a visita oficial do governador do Distrito 4780 de Rotary Internacional, Sr. André Vilaverde. O evento vai resultar em doações à Vila Vicentina... DEZEMBRO (14), vão se casar Camila De Carli Silveira e Daniel Romero; outra festa que promete agito bem badalado, oba! 

O FOTÓGRAFO Eurico Salis doou a coleção inteira de fotos: “Rio Grande do Sul - Cultura e Identidade” à Biblioteca Otávio Santos. A diretora Lúcia Gomes as colou definitivamente no auditório Luiz Coronel. Aplausos!

GRUPO PIANISTAS DE BAGÉ – Patrimônio para ser preservado – ganhou cinco, pianos de presente da Telefônica Claro. Parece que os instrumentos ficarão guardados a cinco chaves e cadeados no Cultural Dom Diogo de Souza para uso exclusivo do Grupo; entenderam meninos?

 JANTAR pró-Orquestra Jovem do Pampa, dia 30, no espaço de eventos da Igreja Batista; talheres R$ 30; já adquiri o meu; maestro Joab Muniz merece o apoio de uma Bagé inteira, meus queridos!... VIAGEM de passeio a Londres, Belinha, Glaucea e Acauan Pereira Fernandes. Aplausos!

 

Deixe sua opinião