Apenas serviços de urgência funcionam no Dia do Trabalhador
Publicado em 30/04/2013

Geral

Instituído como feriado nacional, o 1º de maio é marcado pelo Dia do Trabalhador. Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem a oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago, nos Estados Unidos, no ano de 1886. Eles foram presos e julgados por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano.
No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925, através do decreto do presidente Artur Bernardes. Atualmente, o Dia do Trabalhador é momento de descanso. Segundo o presidente do Sindilojas, Nerildo Garcia Lacerda, “não funcionam neste dia os supermercados e o comércio local – conforme estipulado no acordo trabalhista da categoria”.
Os bancos também não terão expediente, podendo ser realizado apenas os serviços de auto-atendimento nos caixas eletrônicos. Devem funcionar, normalmente, os serviços de urgência como Pronto Socorro, SAMU, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e o Plantão do DAEB. As demais secretarias e órgãos públicos não terão expediente.

Deixe sua opinião