No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Romaria da Conquistadora
Altar de mármore será inaugurado no quarto dia da novena
Publicado em 06/09/2019

Geral

Foto: Mariana Muza

Denominado "mor" a peça foi construída por meio de uma doação

O altar de mármore no Santuário Nossa Senhora Conquistadora será inaugurado no quarto dia da novena em preparação à romaria que acontece no último domingo deste mês. Na ocasião, terá uma cerimônia e bênção do altar pelo bispo dom Cleonir Paulo Dalbosco.    

Segundo o reitor do Santuário, padre Felipe Oliveira Perez, a construção do altar é um sonho antigo. Com o dinheiro oriundo de doação de um devoto de Nossa Senhora Conquistadora, o altar - chamado de “Mor” - demorou cerca de 30 dias para ficar pronto e mede cerca de 1,5 metros.

O altar também vai receber o ambão (local onde são feitas a leituras) e a credência (mesinha), que também foram construídos por meio de doações. A diretora executiva do santuário, Marilene Cantareli, comenta que as novidades não param por ai. Isso porque, as obras do altar externo, denominado “monumento”, que fica à direita do templo, seguem após a realização da 45ª Romaria de Nossa Senhora Conquistadora no último domingo deste mês.

Ela descreve que no espaço de dois andares, terá uma imagem da santa e abaixo serão vendidas as gavetas que vão servir como um depósito de ossários. O ossário vai conter 2,7 mil gavetas com 70 centímetros cada. Além disso, os prédios do complexo do santuário serão pintados para receber os romeiros.

Novena

O reitor do santuário informa que a novena em preparação para a romaria começa no dia 19 de setembro e termina 27. De acordo com o religioso, todos os dias terá adoração às 19h30min; e missa após as 20h, cada dia com um padre diferente. De acordo com o sacerdote, no momento, a imagem itinerante de Conquistadora está na Paróquia Nossa Senhora da Conceição; a última parada antes do santuário é a Catedral São Sebastião, na semana que vem. “No dia 14, ela chega aqui no santuário para o início da novena”, diz.

Romaria

A maior festa religiosa da Diocese de Bagé, a 45ª romaria de Nossa Senhora Conquistadora acontece no último domingo de setembro. O tema deste ano é “Com Maria no Caminho da Missão”. O padre explica que esse tema foi escolhido pelas dioceses de Bagé e Rio Grande e pela Arquidiocese de Pelotas. Conforme o  religioso, são esperados em torno de  20 mil pessoas para a romaria. Além disso, ele fala que atividades vão iniciar cedo, com a concentração na Catedral São Sebastião, às 9h, de onde sai a procissão. A chegada está prevista no Santuário da Conquistadora às 10h, onde ocorre a missa solene. Às 14h, acontece a oração do terço; às 15h, a missa da saúde e às 17h, a missa de encerramento, que é direcionada aos voluntários que trabalharam durante o dia da romaria.

Doações

O religioso conta que o santuário necessita de doações para conseguir preparar o almoço no dia da romaria, bem como conseguir manter o local durante o restante do ano. Quem quiser doar pode entrar em contato com o santuário, que está localizado na rua Amélia Rezende, 175 – bairro Castro Alves.

Deixe sua opinião