No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Agricampanha promoverá assembleia extraordinária na quarta-feira
Publicado em 10/08/2019

Rural

Foto: João A. M. Filho

Representantes da associação divulgaram evento e ações para o setor

A Associação dos Agricultores da Região da Campanha (Agricampanha) realizará na próxima quarta-feira, dia 14, assembleia extraordinária, com primeira chamada às 19h  e, segunda, a partir das 19h30min, no CTG Coradini Alimentos, localizado na avenida Santa Tecla, 5000. Na ocasião, serão debatidas as pautas da apresentação de resultados da atual diretoria e anuidades 2019/2020.

Para divulgar o evento estiveram presentes, ontem, na redação do jornal Folha do Sul, os integrantes da diretoria Thiago Aléssio (tesoureiro); Dari Raddatz Júnior (segundo tesoureiro) e a colaboradora Raquel Taschetto.

Eles ressaltaram que na ocasião do evento estarão fazendo as inscrições de curso de 16 horas sobre a aplicação correta do defensivo agrícola 2,4-D. A capacitação é voltada para sócios e funcionários de propriedades e será realizada em parceria com a empresa AgroEffective. “Esse tipo de capacitação agora será exigida para poder comprar o defensivo e também aplicá-lo na propriedade. Dessa forma, quem fizer o curso receberá o certificado que deverá ser cadastrado no Ministério da Agricultura, autorizando, assim, tanto o patrão quanto o funcionário do estabelecimento rural a poder usar o químico”, destaca Raquel Taschetto. Conforme ela, a atividade de capacitação serve também para consolidar o papel da entidade no que tange à geração de conhecimento. “No caso do 2,4-D sabe-se que, por erro de alguns produtores, algumas culturas foram afetadas. Mas não pode ser penalizado todo o setor. O que acontecerá agora é que, cada vez mais, será exigida uma profissionalização de todos com essas exigências, para que se faça sempre a aplicação correta, pois para as lavouras de soja não têm como não se utilizar esse produto”, ressalta Thiago Aléssio. O curso será realizado nos dias 20 e 21 deste mês.

Trajetória da entidade

O encontro de quarta-feira também servirá para marcar os dois anos de atividades da Agricampanha. Aléssio explica que a entidade surgiu a partir da extinção da Associação dos Arrozeiros de Bagé. “É que a maioria dos produtores já trabalhavam com produção de culturas como soja, a própria pecuária, além de muitos serem de cidades próximas, como Candiota, Hulha Negra, então a Agricampanha surgiu nesse sentido de atuar com suas diretrizes que é levar informação para os produtores, com palestras técnicas, dias de campo, gerando conhecimento e a troca de experiências entre os associados, bem como também unir o setor em prol das demandas dos agricultores”, comenta o tesoureiro. A Agricampanha reúne, atualmente, cerca de 120 produtores, além de empresas parceiras e abrange os municípios de Bagé, Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Pedras Altas e Lavras do Sul.

Importância da associação

O segundo tesoureiro, Dari Raddatz Júnior, reforça a importância da associação nesses primeiros anos de atividades. Ele aponta que é importante destacar, a toda a comunidade, o setor agropecuário local. “Além da produção de alimentos, movimenta a economia, gera empregos em toda a cadeia que o envolve, então é imprescindível ter uma associação que represente os produtores com força, principalmente neste período em que existe tanta propaganda negativa em relação ao segmento por isso devemos desmistificar muitas coisas, falsas afirmações e aí entra o papel da associação, agregando os produtores a também atuarem da porteira para fora”, afirma. A associação também aproveita para divulgar que promoverá no dia 11 de março de 2020, a segunda edição da manhã de campo regional que ocorrerá na Agropecuária San Diego. Neste ano, a Agricampanha promoveu a primeira edição no dia 9 de abril. “Foi uma oportunidade para os produtores conhecerem o trabalho de diversas empresas que demonstraram variedades de soja com características diversas, além de equipamentos agrícolas. E agora teremos novamente essa atividade em março do próximo ano”, detalha Raquel Taschetto.

Deixe sua opinião