No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Os Infratores (Lawless - 2012, EUA)
Publicado em 14/12/2012

Ricardo Beleza

E-mail:
Cidade: Bagé / RS
Jornalista e crítico de cinema
Ricardo Beleza

Foto: Alina Souza / Especial FS

Roteiro baseado em fatos reais e no livro de Matt Bondurant e escrito pelo músico australiano Nick Cave

No condado de Franklin, no estado da Virgínia, durante a depressão americana dos anos trinta, a lei seca criada em 1919 ainda vigorava. Três irmãos desta cidadezinha do interior produziam uísque ilegal, o popular “Moonshine”.
O roteiro foi baseado em fatos reais, e escrito pelo músico australiano Nick Cave, que o fez a partir do livro de Matt Bondurant.
Na direção o talentoso e perfeccionista John Hillcoat (A estrada) que também é australiano. A música ficou a cargo de Nick Cave com a parceria de Warren Ellis. Tudo é perfeito no filme, começando pela fotografia, interpretações, sets, figurinos, música, bom até demais para o meu gosto, como na cena da igreja onde os fiéis cantam de maneira virtuosa, até poderia acontecer, com um bom regente de coral, e anos de prática e estudo, mas dadas às circunstâncias o local e a data, acredito ser pouco provável. Mas é cinema e na grande tela para alguns diretores o negócio é ficar bonito, e realmente ficou.
O filme é forte, violento, lida com valores familiares e pobreza, crime e corrupção. O trunfo fica por conta do primoroso roteiro de Nick Cave, que consegue dar alma e nobreza a uma história de submundo, e isto é coisa para poucos.
O elenco estelar conta com: Shia Labeouf, Tom Hardy, Jason Clarke, Guy Pearce, Gary Oldman, Jéssica Chastain, Mia Wasikowska, e Dane DeHaan. Destaque para o inglês, naturalizado australiano Guy Pearce, no papel do agente especial Charlie Rakes, o principal antagonista em “Os Infratores”.

Deixe sua opinião