No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

O Ano mais Violento- A Most Violent Year - EUA (2014)
Publicado em 27/11/2015

Ricardo Beleza

E-mail:
Cidade: Bagé / RS
Jornalista e crítico de cinema
Ricardo Beleza

Drama policial dirigido por J.C. Chandor

Foto: Alicia Ibañes/Especial FS

Abel Morales (Oscar Isaac) tem um negócio de distribuição de combustível. Sua mulher Anna (Jessica Chastain) o ajuda na contabilidade da empresa. A cidade é Nova Iorque em 1981. Quando seus caminhões-tanque começam a ser roubados, Abel toma as devidas providências, dentro da lei, para combater e descobrir os mandantes dos crimes.
Muito interessante a história porque, ao contrário de outros personagens de filmes desse gênero, o protagonista - Abel - opta pela integridade e pelo bom caráter. E com essa fortaleza moral ele defende seu patrimônio dos mafiosos gângsteres do pedaço.
Oscar Isaac tem se mostrado uma espécie de novo Al Pacino, tal a profundidade que ele impõe na sua interpretação. Jessica Chastain não se intimida em cena, fazendo a esposa de Abel, que é filha de um ex-mafioso. Os diálogos são outro ponto alto do filme, assim como a fotografia urbana da Big Apple. Vale citar aqui o diálogo da cena em que Abel é assediado para pagar suborno a um oficial de polícia, que não largava do seu pé. Nesse momento ele dispara: “Para mim não importa o resultado, e sim se consigo ele da maneira correta”. E que vivam os “cri-cris” certinhos, pois essa é a moral desse filme tão legal.
Dedico a coluna a todos que, mesmo tendo exemplos ruins, optam pelo caminho correto e legal.
Um grande abraço e um ótimo final de semana.

Deixe sua opinião